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terça-feira, 10 março 2015 / Publicado em SEMEC

Diferencial pedagógico da SEMEC alavanca resultados do Desempenho Escolar

Alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) obtiveram 82% de aproveitamento escolar, percentual indicado pelo Desempenho Escolar 2014, aumentando quatro pontos percentuais em relação a 2010, quando obtiveram 78%. O resultado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que busca aplicar diferencial pedagógico, através da teoria sócio-interacionista, para promover qualidade no processo de ensino-aprendizagem da rede pública de Três Lagoas.

 

Desde o ano 2000, a SEMEC passou a aplicar a teoria sócio-interacionista e ‘avaliações conceituais’, como auxílio na prática educativa. De acordo com a assessora educacional e diretora do Departamento Pedagógico da SEMEC, Jussara Fernandes, no período de 15 anos, o sistema educacional público, passou por adaptações conforme as necessidades específicas do município. “A implantação das teorias, a continuidade e as adaptações, colaboraram para que saíssemos de um percentual de 64% em 2009, subindo para 78% em 2010, e agora para 82% em 2014. Conforme fomos aplicando mudanças, conseguimos promover a qualidade no ensino, e a tendência é continuar aumentando. Nossa meta é chegar aos 100% de aproveitamento no Desempenho Escolar”, observou.

 

Em 2008, o resultado do Desempenho Escolar das escolas da REME foi de 64%, em 2009 e 2010 foi 78%, 2011 foi de 80%, 2012 e 2013 81%.

 

Como explica a assessora educacional, a avaliação no Desempenho Escolar tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno, como forma de diagnosticar as dificuldades e propor possibilidades de ações educacionais necessárias. “O aluno é avaliado durante todo o ano, com avaliações que chamamos de conceitual, ou seja, que busque compreender o que o aluno está absorvendo do conteúdo, e não apenas decorando. Desta forma, é possível desconstruir um processo de aprendizagem mecânico, e sim, ter um sistema educacional que cumpra com o processo de formação e construção de cidadania. É preciso que o educador entenda as necessidades do aluno, a partir desse diagnostico, traçar ações que as preencham”.

 

SÓCIO-INTERACIONISTA

 

Já a teoria sócio-interacionista tem como conceito que a capacidade de aprender é construída a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Jussara explica que a teoria defende o desenvolvimento do aluno como um processo dinâmico. “O aluno também é um agente transformador e multiplicador, por essa razão, não pode ser tratado apenas como receptor de informações. E o sistema educacional, para que seja efetivo, deve estar em conjunto com isso. O desenvolvimento da criança, o cognitivo, afetivo, sensitivo, raciocínio, motor, e a linguagem, acontecem de forma integrada e simultânea, sendo necessário que o processo de ensino-aprendizagem esteja também integrado a estes processos de desenvolvimento. Não faz sentido ter um sistema educacional onde não tenha o ensino integrado ao meio social da criança”.

 

DIFERENCIAL

O secretário de Educação, professor Mario Grespan, observa que a SEMEC adotou às teorias para diferenciar o papel da avaliação do Desempenho Escolar. “O papel de avaliação do Desempenho Escolar nem sempre foi visto como positivo, principalmente por especialistas pedagógicos. Portanto, a SEMEC, por meio de todos os nossos especialistas e assessores, entendeu como necessárias novas políticas e estratégias educacionais para o aperfeiçoamento do sistema educacional como um todo. A visão da SEMEC é justamente revolucionar e adequar conforme necessário, e possível, o sistema educacional, de forma beneficiária a todos os usuários da rede pública municipal de ensino”, finalizou.

Assessoria de Comunicação

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