• Família Acolhedora
  • Defesa Civil
    • Como agir em desastres
    • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
  • Alvará Digital (Obras)
  • Saneamento
    • Coleta de Lixo
      • Coleta Seletiva
      • Coleta Convencional
      • Contribuições
      • Cadastro
      • Biblioteca
    • Saneamento Básico
      • Sobre o PMSB
      • Planejamento do PMSB
      • Contribuições PMSB
      • Downloads PMSB
  • Licitações
  • Matrícula REME
  • Unidades de Saúde
  • Escolas
  • CEIs
  • CRAS
  • Conselhos
  • Transporte
  • Feira Central
  • CRE-TL

Prefeitura Três Lagoas

  • SERVIDOR
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • E-mail
    • Sistemas
      • Plataforma Ava Moodle
      • Legislação
      • Estatuto
      • Matrícula Reme
      • Depart. Pessoal – RH
      • Gestão Cemitério
      • Gestor de Saúde
      • Gestor de Frota
      • Gestor de Habitação
      • Gestor Social
      • Gestor Escolar
      • Avaliação de Desempenho Pessoal
  • OUVIDORIA
  • TRANSPARÊNCIA
    • Agenda de Licitações
    • SIC
    • Licitações
  • NOTÍCIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
      • Procon
    • SMS
      • Mapa Covid-19
      • Vacinação Covid-19
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Covid-19 e Influenza A
      • Influenza A
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Sarampo
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SMAS
    • SEMEC
      • Cultura
    • SEMEA
    • SEJUVEL
    • SEMAD
    • SEGOV
      • Habitação
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEDECT
      • Turismo
  • TRIBUTOS
    • ITR 2022
    • IPTU
    • ALVARÁ
    • CERTIDÕES
  • SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Nossa História
      • Prefeito
      • Vice-Prefeito
      • Conselhos Municipais
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • SMS
      • Ações Coronavírus
      • Mapa Covid-19
      • Vacinação Covid-19
      • Boletim Covid-19 e Influenza A
      • Sarampo
      • Influenza
      • Rotas do SAMU
      • Unidades de Saúde
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
    • SMAS
      • Família Acolhedora
      • Acessibilidade
      • Serviços de Convivência
      • CRAS
      • Centro de Apoio à Pessoa
      • Acolhimento Pop
    • SEMEC
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • CEIs
      • Cadastro Municipal Cultural
      • CRE-TL
    • SEMEA
      • Adote uma Árvore
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Coleta Convencional
        • Coleta Seletiva
        • Contribuições
        • Cadastro
        • Biblioteca
    • SEMAD
    • SEJUVEL
      • CRE-TL
    • SEINTRA
      • Transporte Público
      • Meu Bairro Limpo
    • SEGOV
      • Carta de Serviços
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
    • SEFIRC
      • Agenda de Licitações
    • SEDECT
      • Feira Central
      • Boletim Econômico
  • DIÁRIO
    • Diário Oficial de MS
    • Diário Oficial da União
  • COVID-19
  • VACINAÇÕES
    • Sarampo
    • Influenza
    • Covid-19
  • TELEFONES ÚTEIS

Ver Conteúdos

SERVIDOR
CIDADÃO
EMPREENDEDOR
TRANSPARÊNCIA
  • Home
  • Blog
  • SMS
  • Em 2017, número de mulheres à espera de exame de mamografia chegou a 2.718 e atualmente é de apenas 20
segunda-feira, 11 fevereiro 2019 / Publicado em SMS

Em 2017, número de mulheres à espera de exame de mamografia chegou a 2.718 e atualmente é de apenas 20

Saúde de Três Lagoas reduz de 90 para menos de 30 dias a espera por exame de mamografia


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Relações Institucionais de Saúde, responsável pela Central de Regulação, conseguiu reduzir para 20 o número de mulheres que aguardam por exame de mamografia. A mais antiga requisição desse exame é de 30 de janeiro de 2019, ou seja, foi solicitado há pouco mais de uma semana.

A demanda reprimida por este procedimento de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama havia se agravado, nos últimos anos, devido às avarias constantes do aparelho de mamografia,  instalado na Clínica da Mulher.

Segundo relatórios da SMS, no final de 2016, a demanda pendente por exames de mamografia chegou a 1.572 e o tempo de espera para a realização desse exame chegava a mais de 90 dias.

Em 2017, devido às constantes avarias do mamógrafo da Clínica da Mulher, a demanda reprimida de exames de mamografia atingiu 2.718 mulheres, que precisavam desse exame. O tempo de espera continuava, em média, por 90 dias.

Foi também em 2017, na gestão do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, que foi contratualizado o serviço de mamografia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Clínica da Mulher

A solução deste problema começou a ter resultados significantes no final de 2018, quando o número de mulheres que aguardavam por exame de mamografia foi reduzido para 582 e o tempo de espera pelo exame também foi reduzido para, no máximo, em 60 dias.

Para a diretora de Relações Institucionais de Saúde, Rosalba Maria do Nascimento, a normalização do atendimento de exames de mamografia na Clínica da Mulher e a continuação da contratualização dos serviços junto ao Hospital Auxiliadora contribuíram para a redução da demanda  reprimida.

 

AUSÊNCIAS EM CONSULTAS E EXAMES

“Além dos problemas de seguidas avarias do aparelho de mamografia na Clínica da Mulher, a demanda reprimida desses exames também aumentou  devido aos altos índices do não comparecimento de mulheres a exames previamente agendados”, observou Rosalba.

“Na Clínica da Mulher, esses índices chegaram a 50%. Ou seja, de 100 exames previamente marcados, 50 mulheres não compareceram nesse dia. No Hospital Auxiliadora, as ausências foram de quase 32% dos exames marcados. Em dezembro o não comparecimento a exames previamente agendados se agravou e chegou até a 65%”, informou a diretora de Saúde.

Como observou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, “a ausência de pacientes nos dias dos procedimentos previamente agendados causa uma série de transtornos não só àquele paciente que faltou, mas acaba prejudicando também outas pessoas que poderiam ser atendidas naquele dia, mas a vaga estava preenchida”, comentou.

Ausência às consultas e exames prejudica pacientes que aguardam na fila de espera

Para conscientizar a população de Três Lagoas sobre a responsabilidade de comparecer para exames, consultas médicas e outros procedimentos pré-agendados e não faltar, a SMS instalou em todas as Unidades um painel de controle do número de ausentes.

No painel consta a seguinte mensagem: “Faltar à consulta faz mal à sua saúde e à dos outros”.

Na Clínica da Mulher, como consta na foto da manhã de sexta-feira (08), o painel registrava que, no último mês, 104 pacientes haviam faltado a consultas previamente marcadas e 329 não compareceram para exames.

 

 

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
  • SERVIDOR
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • E-mail
    • Sistemas
  • OUVIDORIA
  • TRANSPARÊNCIA
    • Agenda de Licitações
    • SIC
    • Licitações
  • NOTÍCIAS
    • Gabinete
    • SMS
    • SEINTRA
    • SMAS
    • SEMEC
    • SEMEA
    • SEJUVEL
    • SEMAD
    • SEGOV
    • SEFIRC
    • SEDECT
  • TRIBUTOS
    • ITR 2022
    • IPTU
    • ALVARÁ
    • CERTIDÕES
  • SECRETARIAS
    • Gabinete
    • SMS
    • SMAS
    • SEMEC
    • SEMEA
    • SEMAD
    • SEJUVEL
    • SEINTRA
    • SEGOV
    • SEFIRC
    • SEDECT
  • DIÁRIO
    • Diário Oficial de MS
    • Diário Oficial da União
  • COVID-19
  • VACINAÇÕES
    • Sarampo
    • Influenza
    • Covid-19
  • TELEFONES ÚTEIS
Prefeitura Três Lagoas
TOP Cleantalk Pixel
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability