Nublado

Max: 32ºC

Min: 22ºC



Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Loading

Carregando

Compartilhe:

Plano de Ação | Três Lagoas Sustentável

Esboço

O Plano de Ação Três Lagoas Sustentável é produto de um extenso trabalho conjunto de planejamento, realizado ao longo de todo o ano de 2016 no âmbito do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), promovido em Três Lagoas em uma parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Instituto Votorantim, a Fibria, o BNDES, o Instituto Arapyaú, a CAIXA e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas. A Synergia Consultoria Urbana e Social foi selecionada para a implementação direta do trabalho com a equipe da prefeitura e de entidades e instituições locais, sob a supervisão dos promotores do projeto.

Um plano de ação e de investimentos com tal alcance e amplitude temática se arquiteta sobre o conhecimento local acumulado, exposto à metodologia própria do CES e à atualidade do aprendizado sobre a sustentabilidade urbana no Brasil e no mundo. Nesse contexto, uma série de instituições de atuação regional, estadual, nacional e até mesmo internacional, aliadas do CES, contribuíram em assuntos das suas especialidades. Vale ressaltar que, durante o período das atividades do CES em Três Lagoas, criou-se um ambiente vívido de debates sobre o presente e o futuro do município, especialmente no âmbito da revisão do Plano Diretor Participativo Municipal.

Adicionalmente, desde o início da aplicação do CES em Três Lagoas foi conformado um Grupo Gestor de acompanhamento das atividades realizadas, composto de cidadãos e representantes institucionais de atuação relevante, que foram escolhidos e convidados pela coordenação da iniciativa no município.

Os temas trabalhados, moldados pela metodologia CES em torno de três dimensões da sustentabilidade – Ambiental e Mudança Climática; Urbana; e Fiscal e Governança –, foram abordados por especialistas a partir de análises apoiadas em indicadores, coleta de informações e uma pesquisa de opinião pública realizada pela própria Synergia, que registrou a percepção da população sobre os temas tratados por meio de 1.060 entrevistas domiciliares nas zonas urbana e rural do município.

A experiência CES em Três Lagoas contou com alguns elementos inovadores: o primeiro, o fato inédito de se trabalhar a metodologia CES no Brasil em uma cidade que não é capital de estado; o segundo, por ter adotado a competitividade da economia no nível local como um componente estratégico de sustentabilidade. Nesse aspecto, o CES Três Lagoas foi acrescido de indicadores específicos, totalizando 129. O trabalho também foi apoiado em seminários, grupos focais e oficinas de trabalho realizadas com atores-chave.  

 


SUMÁRIO 

 
...
 
 

VÍDEOS
 
Cidades sustentáveis exigem participação popular - Jornal Futura - Canal Futura
 
 
 

DOWNLOADS
 
 
 

 
 


PPA-BANNER

Acesso Rápido


Matrícula Digital 2018
Bandera

Administração Municipal de Três Lagoas / MS
Desenvolvimento para Todos
Todos os direitos reservados