Domingo, 22 de Julho de 2018

Assistência Social | 21/03/2018

Assistência Social de Três Lagoas promove palestras de orientação nutricional e educação alimentar

Palestras tiveram como público alvo os grupos do SCFV “Colo de Mãe” e da Melhor Idade do CRAS “Ana Maria Moreira”

SCFV COLO DE MÃE (3)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Proteção Social Básica, promoveu um ciclo de palestras informativas de educação nutricional e alimentação saudável, na semana passada, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Ana Maria Moreira”, no Bairro Vila Verde.

As palestras, ministradas pela nutricionista da SMAS, Silvana Dinalli Sozzo, tiveram como público alvo os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV “Colo de Mãe” e do SCFV “Melhor Idade” para pessoas idosas, assistidas e cadastradas na área de abrangência do CRAS “Ana Maria Moreira”.

As mães dos grupos do SCFV “Colo de Mãe”, que atende crianças de 0 a 6 anos de idade, receberam orientações teóricas e práticas sobre “Alimentação Saudável para crianças de até 12 anos de idade”. Por sua vez, as pessoas idosas do SCFV “Melhor Idade” foram orientadas a adotarem também hábitos de uma alimentação saudável.

O objetivo das palestras, como ressaltou a diretora de Proteção Social Básica, Maurelice Nunes dos Santos, “foi transmitir conhecimentos de modo simples, para que as mães e os nossos idosos garantam as condições e adotem hábitos de uma vida saudável”, disse.

“É importante que as pessoas tenham conhecimento das noções básicas de uma alimentação saudável e balanceada em nutrientes adequados durante as principais fases da vida, ou seja, como crianças e pessoas idosas”, observou a nutricionista Silvana.

“Com uma alimentação saudável e nutrição balanceada, prevenimos o surgimento de sérias doenças, como, obesidade, hipertensão arterial, colesterol, diabetes e outras”, alertou a nutricionista da SMAS.

CRIANÇAS DO COLO DE MÃE

Nas palestras dirigidas às mães dos grupos de SCFV “Colo de Mãe”, a nutricionista da SMAS abordou importantes questões de alimentação saudável, como: importância do aleitamento materno, alimento exclusivo e suficiente para crianças de 0 a 6 meses; introdução adequada de alimentos pastosos, ou seja, papas de legumes, carnes e cereais; papinhas de frutas; água tratada, filtrada ou servida; e a importância de sucos de frutas.

Nas orientações às mães, a nutricionista Silvana destacou também a importância de uma alimentação variada e composta de alimentos frescos e coloridos.

“O balanceamento e a correta alimentação previnem a obesidade infantil e dispensam o consumo de alimentos enlatados, frituras, refrigerantes, café, chocolates  e outras guloseimas”, orientou Silvana.

ALIMENTAÇÃO NA MELHOR IDADE

Na palestra dirigida aos grupos da Melhor Idade, a nutricionista da SMAS recomendou às pessoas idosas que também criem hábitos de “uma alimentação variada, equilibrada e colorida”, orientou.

“Isso quer dizer, criar hábitos de comer diariamente frutas, verduras e legumes para ajudar a prolongar a vida, com saúde, alegria e qualidade”, ressaltou a nutricionista.

“É importante que as pessoas idosas se acostumem também a consumir alimentos que sejam ricos em cálcio para manter os ossos fortes e saudáveis, prevenindo a osteoporose e alimentos ricos em ferro para prevenir anemias”, completou Silvana.