Nublado

Max: 34ºC

Min: 14ºC



Domingo, 22 de Julho de 2018

Loading

Carregando

Notícias


Assistência Social | 21/03/2018

Compartilhe:

Assistência Social de Três Lagoas promove palestras de orientação nutricional e educação alimentar

Palestras tiveram como público alvo os grupos do SCFV “Colo de Mãe” e da Melhor Idade do CRAS “Ana Maria Moreira”

SCFV COLO DE MÃE (3)
SCFV COLO DE MÃE (3)
SCFV MELHOR IDADE (3)SCFV MELHOR IDADE (2)SCFV MELHOR IDADE (1)SCFV COLO DE MÃE (8)SCFV COLO DE MÃE (7)SCFV COLO DE MÃE (6)SCFV COLO DE MÃE (5)SCFV COLO DE MÃE (4)SCFV COLO DE MÃE (2)SCFV COLO DE MÃE (1)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Proteção Social Básica, promoveu um ciclo de palestras informativas de educação nutricional e alimentação saudável, na semana passada, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS “Ana Maria Moreira”, no Bairro Vila Verde.

As palestras, ministradas pela nutricionista da SMAS, Silvana Dinalli Sozzo, tiveram como público alvo os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV “Colo de Mãe” e do SCFV “Melhor Idade” para pessoas idosas, assistidas e cadastradas na área de abrangência do CRAS “Ana Maria Moreira”.

As mães dos grupos do SCFV “Colo de Mãe”, que atende crianças de 0 a 6 anos de idade, receberam orientações teóricas e práticas sobre “Alimentação Saudável para crianças de até 12 anos de idade”. Por sua vez, as pessoas idosas do SCFV “Melhor Idade” foram orientadas a adotarem também hábitos de uma alimentação saudável.

O objetivo das palestras, como ressaltou a diretora de Proteção Social Básica, Maurelice Nunes dos Santos, “foi transmitir conhecimentos de modo simples, para que as mães e os nossos idosos garantam as condições e adotem hábitos de uma vida saudável”, disse.

“É importante que as pessoas tenham conhecimento das noções básicas de uma alimentação saudável e balanceada em nutrientes adequados durante as principais fases da vida, ou seja, como crianças e pessoas idosas”, observou a nutricionista Silvana.

“Com uma alimentação saudável e nutrição balanceada, prevenimos o surgimento de sérias doenças, como, obesidade, hipertensão arterial, colesterol, diabetes e outras”, alertou a nutricionista da SMAS.  

CRIANÇAS DO COLO DE MÃE

Nas palestras dirigidas às mães dos grupos de SCFV “Colo de Mãe”, a nutricionista da SMAS abordou importantes questões de alimentação saudável, como: importância do aleitamento materno, alimento exclusivo e suficiente para crianças de 0 a 6 meses; introdução adequada de alimentos pastosos, ou seja, papas de legumes, carnes e cereais; papinhas de frutas; água tratada, filtrada ou servida; e a importância de sucos de frutas.

Nas orientações às mães, a nutricionista Silvana destacou também a importância de uma alimentação variada e composta de alimentos frescos e coloridos.

“O balanceamento e a correta alimentação previnem a obesidade infantil e dispensam o consumo de alimentos enlatados, frituras, refrigerantes, café, chocolates  e outras guloseimas”, orientou Silvana.

ALIMENTAÇÃO NA MELHOR IDADE

Na palestra dirigida aos grupos da Melhor Idade, a nutricionista da SMAS recomendou às pessoas idosas que também criem hábitos de “uma alimentação variada, equilibrada e colorida”, orientou.

“Isso quer dizer, criar hábitos de comer diariamente frutas, verduras e legumes para ajudar a prolongar a vida, com saúde, alegria e qualidade”, ressaltou a nutricionista.

“É importante que as pessoas idosas se acostumem também a consumir alimentos que sejam ricos em cálcio para manter os ossos fortes e saudáveis, prevenindo a osteoporose e alimentos ricos em ferro para prevenir anemias”, completou Silvana.

 

 


Fonte: Diretoria de Comunicação




PORTAL E SIC

Acesso Rápido


Bandera

Administração Municipal de Três Lagoas / MS
Desenvolvimento para Todos
Todos os direitos reservados