Nublado

Max: 36ºC

Min: 18ºC



Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

Loading

Carregando

Notícias


Saúde | 17/07/2017

Compartilhe:

CAPS – AD promove palestra para Agentes Comunitários de Saúde

Objetivo foi conhecer e interagir procedimentos e fluxo de atendimentos prestados aos dependentes de álcool e drogas

CAPS-Capacitaçao-10-07-2017 (1)
CAPS-Capacitaçao-10-07-2017 (1)
CAPS-Capacitaçao-10-07-2017 (3)CAPS-Capacitaçao-10-07-2017 (2)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recentemente, promoveu palestra com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.

O objetivo do encontro foi “melhorar a relação com a rede básica de Saúde, conhecer as equipes de atenção básica, no caso os Agentes Comunitários de Saúde, e explicar como funciona o fluxo de atendimento dos pacientes dependentes de álcool e drogas”, explicou a coordenadora do CAPS – AD, Tânia Aparecida Dobre.

“Em muitos casos, o nosso primeiro contato com os dependentes de álcool e drogas é através do Agente Comunitário de Saúde, que visita periodicamente as famílias”, observou Tânia.

Por essa razão, “promovemos este encontro para eles conhecerem o fluxo e os procedimentos que adotamos no nosso trabalho de atendimento aos dependentes de álcool e drogas, com o objetivo de reintegrá-los à família e à sociedade”, disse.

Tânia antecipou que outros encontros serão realizados com os Agentes Comunitários de Saúde com o intuito de capacitação sobre drogas e álcool, como abordar os dependentes dessas drogas e quais os procedimentos básicos na lida com os pacientes.

“A ação deles, nas visitas domiciliares, é muito importante, porque é uma extensão do trabalho do CAPS-AD e os resultados serão muito mais eficazes e positivos com a sintonia de procedimentos”, resumiu Tânia.

“Atendemos pessoas, na sua maioria homens, de16 a 82 anos de idade e de todas as classes sociais, que nos procuram pedindo socorro ou encaminhados por pessoas do bem, solidários e amigos”, comentou a coordenadora do CAPS-AD.

UNIDADE DE SAÚDE

Esta Unidade de Saúde é mantida pela Prefeitura de Três Lagoas, na Avenida Eloy Chaves, número 820, no Centro, em frente à Clínica de Diagnóstico e Cirurgia, e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

“O principal risco para um ex-usuário de drogas e álcool é se sentir sozinho, desvalorizado e sem a confiança das pessoas próximas. Por isso a importância da presença da família, acompanhando a evolução do paciente, participando das reuniões. Isso é essencial para a evolução do tratamento terapêutico do paciente”, ressaltou a coordenadora do CAPS-AD, nas orientações aos Agentes Comunitários de Saúde.


Fonte: Diretoria de Comunicação




PPA-BANNER

Acesso Rápido


Bandera

Administração Municipal de Três Lagoas / MS
Desenvolvimento para Todos
Todos os direitos reservados