Domingo, 22 de Abril de 2018

Assistência Social | 21/03/2018

Prefeitura de Três Lagoas acolhe e promove a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down

Ações de inclusão estão inseridas na Secretaria de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social por meio da garantia de direitos

Foto: JOHNSON’S Baby

No dia 21 de março é comemorado o Internacional da Síndrome de Down, a data leva a população a pensar sobre a inserção das pessoas com a síndrome na sociedade. A Prefeitura de Três Lagoas trabalha para que todos os direitos dos portadores de Down sejam assegurados e cumpridos.

A Prefeitura trabalha por meio de diversas ações da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Na Educação, a Prefeitura de Três Lagoas, além das salas de inclusão em várias unidades da Rede Municipal de Educação (REME), mantém também convênio com a Escola da Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (APAE).

A SEMEC atende indiscriminadamente alunos com Síndrome de Down e oferece, além da aula regular, como integração dos alunos, as Salas Multifuncionais. Os espaços estimulam a aprendizagem e o raciocínio, com atividades voltadas para as maiores dificuldades de cada um.

O acesso à saúde é assegurado ao portador de Down toda a assistência, por meio da Rede Municipal de Saúde, via Sistema Único de Saúde (SUS). Quando da necessidade de tratamentos especiais, a SMS mantém também convênio com a APAE, através do Centro Especializado em Reabilitação (CER), com atendimentos fonoaudiólogos, fisioterapêuticos e  projetos de inclusão.

Um projeto que terá início em abril abrangerá alunos com diversos tipos de deficiência intelectual e psicomotora, a Equoterapia, que é uma parceria entre a Prefeitura e a APAE.

Esse tratamento proporciona a disciplina mental, trabalhando o sistema muscular e neurológico, consequentemente o psicológico.