Domingo, 22 de Julho de 2018

Saúde | 21/03/2018

Saúde comemora Dia Mundial da Água com palestras e panfletagem

Foram percorridas várias escolas e, na manhã de quinta-feira, dia 22, será distribuído material educativo sobre a água

Semana da água 10
Semana da água 8Semana da água 7Semana da água 6Semana da água 5Semana da água 4Semana da Água 3Semana da água 2

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio de equipes de vários setores do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, neste mês de março, vem percorrendo várias Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), desenvolvendo ações alusivas à importância da água.

Para o Dia Mundial da Água, a ser comemorado amanhã, quinta-feira (22), equipes da SMS, numa ação conjunta com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), estarão no cruzamento da Avenida Filinto Müller com a Avenida Capitão Olyntho Mancini, no Centro, no período das 7h30 às 10h30, distribuindo panfletos de conteúdo educativo, sobre a importância da água.

Nas Escolas, as equipes distribuíram material impresso de conscientização sobre a água e proferiram palestras educativas sobre a importância deste recurso natural, imprescindível para a sobrevivência da humanidade, e responsabilidade que todos devemos ter no consumo e na preservação dos recursos hídricos disponíveis.

O pessoal da Saúde esteve na Escola Olyntho Mancini, Escola Eufrosina Pinto, na Escola Júlio Fernandes Colinos e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus Três Lagoas.

Coube à coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental da SMS, bióloga Gisleine Tabox Saiar, falar do seu trabalho no Setor de Vigilância Ambiental, como responsável pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo Humano (Vigiagua) do Ministério da Saúde.

“Nós monitoramos diariamente a água que é distribuída à população de Três Lagoas. Anualmente, atingimos a meta de 670 análises da água”, informou a bióloga.

As metas alcançadas no trabalho da bióloga Gisleine, frente ao Sisagua da SMS, foram levadas em conta para a escolha de representante de Três Lagoas para participar do Fórum Mundial da Água, que ocorre em Brasília (DF), desde domingo (18) e que se estenderá até sexta-feira (23).

A Saúde de Três Lagoas está representada em Brasília no Forum Mundial da Água pela também bióloga, coordenadora do Setor de Entomologia, Geórgia Medeiros de Castro Andrade.