Nublado

Max: 33ºC

Min: 19ºC



Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

Loading

Carregando

Notícias


Saúde | 23/05/2018

Compartilhe:

Saúde de Três Lagoas informa que vacina BCG vem sendo aplicada somente em duas unidades

Vacina está disponível apenas na EACS São Carlos e no CEM, devido à redução de doses estipulada pelo Ministério da Saúde

Vacina BCG-Ilustração 1
Vacina BCG-Ilustração 1
Vacina BCG-ilustração

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, informa à população, especialmente às mães, que a vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) continua sendo aplicada às crianças recém-nascidas, seguindo o calendário vacinal, estipulado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

Essa vacina, segundo consta no PNI, deve ser aplicada nos primeiros dias de vida do bebê e é essencial para a saúde das crianças, enquanto recém-nascidas, imunizando-as contra a tuberculose. 

No entanto, por causa da redução do número de doses, entregues pela Secretaria Estadual de Saúde e também pela exigência de capacitação especial e específica de profissionais para a aplicação dessa vacina, a BCG somente está disponível na unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS São Carlos, instalada no Bairro Nova Três Lagoas, e na Sala de Vacinas do Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas (CEM). 

“Devido a esse estoque reduzido, mas que garante nossa estimativa de demanda para 30 dias, a vacina BCG está sendo ministrada apenas na EACS São Carlos, às segundas-feiras, das 7h30 às 11h, e no CEM, às quintas-feiras, das 8h às 13h”, informou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja. 

Além da redução do estoque, a vacina BCG, pelas suas características e cuidados apropriados, “exige um profissional, devidamente capacitado para a aplicação”, explicou Humberta. 

A vacina BCG era também aplicada na Maternidade do Hospital Auxiliadora às crianças recém-nascidas, “mas esse procedimento também foi temporariamente suspenso”, informou a coordenadora de Imunização. 

“Queremos tranquilizar as mães e a população de Três Lagoas, que nossas crianças continuarão sendo imunizadas contra a tuberculose, por meio da vacina BCG, no momento certo e previsto no calendário vacinal. O que ocorreu, mas que deverá ser brevemente normalizado, é devido à redução do estoque dessa vacina e à necessidade de capacitarmos devidamente mais profissionais para a aplicação dessa vacina”, assegurou Humberta Azambuja. 

Mais informações sobre a vacina BCG são fornecidas às mães em todas as Unidades de Saúde, por ocasião da realização do pré-natal.

 


Fonte: Diretoria de Comunicação




PORTAL E SIC

Acesso Rápido


Bandera

Administração Municipal de Três Lagoas / MS
Desenvolvimento para Todos
Todos os direitos reservados