Prefeitura Três Lagoas

  • SERVIDOR
    • Hermes
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • E-mail
    • Sistemas
      • Plataforma Ava Moodle
      • Legislação
      • Estatuto
      • Matrícula Reme
      • Depart. Pessoal – RH
      • Gestão Cemitério
      • Gestor de Saúde
      • Gestor de Frota
      • Gestor de Habitação
      • Gestor Social
      • Gestor Escolar
      • Avaliação de Desempenho Pessoal
  • OUVIDORIA
  • TRANSPARÊNCIA
    • SIC
    • Licitações
  • NOTÍCIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
      • Procon
    • SMS
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Covid-19
      • Vacinação Covid-19
    • SEINTRA
      • Habitação
      • Trânsito
    • SMAS
    • SEMEC
      • Cultura
      • Auxílio Emergencial Cultural
    • Cultura
    • SEMEA
    • SEJUVEL
    • SEMAD
    • SEGOV
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEDECT
      • Turismo
  • IPTU
  • SECRETARIAS
    • Gabinete
      • A Cidade
      • Conselhos Municipais
      • Nossa História
      • Prefeito
      • Vice-Prefeito
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Rotas do SAMU
      • Unidades de Saúde
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Centros de Assistência Social
      • Família Acolhedora
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEI’s)
      • Bibliotecas e Centros de Referência
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Aldir Blanc
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Coleta Convencional
        • Coleta Seletiva
        • Contribuições
        • Cadastro
        • Biblioteca
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Nova Feira Central
      • Meu Bairro Limpo
      • Transporte Público
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Plano Plurianual 2018-2021 (PPA)
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
  • DIÁRIO
    • Diário Oficial de MS
    • Diário Oficial da União
  • COVID-19
    • Boletim Covid-19
    • Decretos Covid-19
    • Vacinação Covid-19
    • Vacinômetro Covid-19
sexta-feira, 16 março 2018 / Publicado em SMS

Vigilância Sanitária de Três Lagoas já realizou mais de 2,240 mil ações em 2018

É notório que em Três Lagoas, a cada dia, surgem novos e diferentes empreendimentos, que movimentam a economia local, gerando emprego e  renda, fenômeno que não condiz com a tão propalada crise financeira que vem reprimindo os projetos e as iniciativas do grande, médio e pequeno empreendedor na maioria dos municípios do Brasil, assim como do estado de Mato Grosso do Sul.

O desenvolvimento urbano e empresarial também acarreta aumento da necessidade das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), notadamente do Setor de Vigilância Sanitária do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, para a preservação da saúde e garantias da qualidade de vida que todos almejam.

Para tanto, em 2018, a equipe da Vigilância Sanitária, coordenada pelo médico veterinário, Christovam Tabox Bazan Neto, já realizou 2.246 ações diversas e relacionadas à finalidade específica deste setor da SMS.

Desse total, entre outras ações, foram realizadas 819 inspeções em estabelecimentos de saúde; atendidas 166 denúncias e reclamações, relacionadas ao descarte indevido de águas servidas, lixo e criação irregular de animais na zona urbana; e feitas 725 inspeções de serviços de alimentos.

Em 2018, como reflexo de um desenvolvimento que não para, 75 novos estabelecimentos foram incluídos à inspeção da Vigilância Sanitária. São novos empreendimentos em saúde, educação e alimentação.

EQUIPE

Junto com o coordenador e um administrativo, o Setor de Vigilância Sanitária da SMS é composto de 14 Fiscais Sanitários. “São profissionais das áreas de farmácia, arquitetos, veterinários, pedagogos, enfermeiros, nutricionistas e fiscais de nível médio”, explicou Bazan.

“Nosso trabalho de fiscalização e orientação está diretamente ligado a todos os empreendimentos relacionados a alimentos, saúde, hospedagem, alojamento e escolas”, informou o coordenador de Vigilância Sanitária.

Quando alguém projeta abrir qualquer tipo de empreendimento  relacionado a esses ramos de negócios, o primeiro passo é requerer da Vigilância Sanitária a vistoria prévia e apresentar projeto arquitetônico do seu negócio.

“Com esse projeto aprovado, dá-se entrada no pedido de Licença Sanitária que, se obtida, deverá ser também renovada anualmente”, explicou Bazan.

AÇÕES PERIÓDICAS

Juntamente com as ações costumeiras e específicas da Vigilância Sanitária, com o objetivo de concessão da Licença Sanitária, exigida por lei em determinados ramos de negócios, a equipe também é convocada a participar de ações periódicas de campanhas de saúde e de fiscalizações intensivas e direcionadas a determinados estabelecimentos.

Essas fiscalizações, “na sua maioria nos são requeridas pelo Ministério Público Estadual e também pelo Ministério Público do Trabalho”, comentou Christovam Bazan.

“São inspeções em supermercados, casas noturnas, bares, restaurantes, lanchonetes, trailers, bailes, shows e eventos”, informou.

As inspeções da equipe da Vigilância Sanitária são direcionadas “a tudo o que pode oferecer risco à saúde da população. Por isso, fiscalizamos a qualidade, prazo de validade, manejo, equipamentos, utensílios e outros detalhes”, explicou.

O Setor de Vigilância Sanitária está instalado no piso superior do prédio do Hemonúcleo, à Rua Manoel Rodrigues Artez, número 570, Bairro Colinos.  Os telefones de contato são os seguintes: (67) 3929-1861 e 3929-1862.

 

 

Diretoria de Comunicação

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • Google+
  • Print
  • Email

ACESSO RÁPIDO

TOPO
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability

Send this to a friend