A Aliança pela Infância (movimento internacional por uma infância digna, saudável, pelo encantamento sobre a criança para que ela viva a infância em sua plenitude) convida a todos, na Semana Mundial do Brincar deste ano, a “Confiar na força do Brincar”, acreditar no brincar como um ato transformador, pois brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo à sua volta, cria a si mesma e cria novos mundos possíveis. O brincar nutre a confiança da criança em si, nos outros e no mundo. É assim que o invisível se torna visível, e que o impossível se torna possível. Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo e que pode ser melhor.
Ao brincar os bebês e as crianças aprendem a ganhar e a perder, desenvolvem sua percepção espacial, ritmo, a serem persistentes, a experimentar, a ter confiança, enfim, desenvolvem aprendizagens de natureza social, emocional e intelectual, aprendem a resolver problemas e fazer escolhas. Ao brincar, as crianças se deparam com desafios e problemas e buscam soluções que mobilizam uma série de aprendizagens relativas ao modo de se relacionar, de conhecer novas possibilidades, novas estratégias de colocar em jogo habilidades já desenvolvidas e apreendidas.
Segundo Verghnhanini (2011, p.29) “as crianças podem construir conhecimentos através de ações e interações com seus pares e com adultos, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização”.
É importante ressaltar que a interação durante o brincar é prática cotidiana da infância, e trazem diversas aprendizagens para o desenvolvimento integral dos bebês e das crianças. Nesse contexto, é possível identificar a expressão dos afetos, a resolução de conflitos e o domínio das emoções e das frustrações.
Em Três Lagoas, o evento é iniciativa do Fórum Regional Educação Infantil da Costa Leste - MS e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) é uma das instituições parceiras. Como será nossa participação?
- Os profissionais das nossas Unidades de Ensino (Escolas e Centros de Educação Infantil) potencializarão, nesse período, essa linguagem de expressão dos bebês e das crianças (brincar de todas as formas): brincadeiras tradicionais, atividades livres no espaço externo com brinquedos não estruturados, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, oficinas de música, artes plásticas, teatro, dança, contação de histórias.
- Informaremos e mobilizaremos os pais ou responsáveis, sobre a Semana Mundial do Brincar, sensibilizando-os sobre a qualidade do tempo, atenção e o brincar com seus (as) filhos (as), aspecto fundamental para o desenvolvimento dos pequenos;
- Postagem, aqui no site, de pequenos vídeos que representam as vivências de nossos bebês e crianças brincando em nossas Unidades de Ensino, na Semana Mundial do Brincar.
- Nossos profissionais Atendentes da Educação Infantil participação de uma formação continuada no dia 28/05 com o tema Vamos brincar lá fora: os espaços e suas possibilidades. Potencializaremos nesses profissionais as diversificadas formas de brincar com os bebês e as crianças, para que desenvolvam no cotidiano das nossas instituições de Educação Infantil.