Consulta PÚBLICA sobre concessão do Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros (STPCP)

SOBRE A CONCESSÃO

O projeto prevê a concessão para a prestação dos serviços correspondentes à operação do Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros (STPCP) do município de Três Lagoas/MS.

+ INVESTIMENTO

Serão investidos mais de R$ 9 milhões de reais ao longo de 15 anos, com a modernização da frota e a implantação de novos equipamentos, proporcionando a melhoria na prestação dos serviços aos usuários.

+ SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE

A Constituição de 1988 estabelece a responsabilidade do Poder Público e da coletividade na defesa e preservação do meio ambiente. Para o Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros (STPCP) em Três Lagoas, são delineadas diretrizes de sustentabilidade. A empresa operadora deve implementar medidas estratégicas para promover o desenvolvimento sustentável, construindo uma infraestrutura resiliente, acessível e segura. Além disso, a instalação de sistemas de monitoramento por câmeras nos ônibus é necessária para reforçar a segurança, proporcionando elementos cruciais para a elucidação de acidentes e incidentes, bem como contribuir para a redução de atos de vandalismo. Esse monitoramento será essencial para identificar pessoas envolvidas em ocorrências.

+TECNOLOGIA

A proposta prevê a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica no Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros (STPCP) do Município de Três Lagoas, compostos pelo conjunto de equipamentos embarcados e fixos alocados nos veículos e nos pontos de operação do sistema, sendo certo que tais equipamentos controlarão a relação do usuário quanto à utilização do STPCP.

Etapas da Estruturação DO PROJETO

Elaboração dos estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos

Esta é a primeira fase do projeto, em que realizamos estudos, analisamos a prestação de serviços atual e verificamos as alternativas possíveis para melhorar a qualidade na prestação do serviço em nosso Município, tendo em conta os aspectos legais, econômicos, técnicos e a viabilidade do projeto.

Com os estudos prontos, convidamos toda a sociedade a participar. Neste momento, TODOS podem analisar os documentos e enviar suas perguntas e complementações, visando a implantação de um projeto com participação social, democrática e que atenda a todos.

Data:  12 de janeiro de 2024 ao dia 16 de fevereiro de 2024

Durante a Consulta, faremos um encontro presencial de apresentação do projeto, inclusive com o esclarecimento de  eventuais dúvidas. O momento é dedicado à toda a população.

Realizada em: 17/01/2024 às 18h00. Local: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Três Lagoas

Considerando o elevado custo, a ocorrência de déficit no  Sistema de Transporte Público Coletivo de Passageiros (STPCP), e os inúmeros benefícios que seu uso proporciona à comunidade local, tais como o estímulo ao desenvolvimento econômico local, a redução da poluição atmosférica, sonora e de congestionamentos decorrente da diminuição do uso de veículos automóveis, bem como o acesso facilitado a equipamentos públicos e serviços essenciais, apresentamos um projeto de lei à Câmara Municipal de Vereadores. Este visa autorizar a concessão de subsídio tarifário ao serviço de transporte coletivo urbano de passageiros no município, visando melhorar a acessibilidade e promover uma mobilidade mais sustentável, eficiente e garantir a modicidade da tarifa para o usuário.

É importante frisar que o valor da Tarifa Pública para o início das operações do Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros (STPCP) será mantido em R$ 4,00 (quatro reais) para todas as linhas desse serviço.

O procedimento licitatório será a finalização do nosso projeto, em que se abrirá a disputa às empresas interessadas. A empresa vencedora será a que ofertar proposta com o menor valor  da Tarifa Técnica de Remuneração para o serviço público a ser prestado, que  corresponde ao valor do custo por passageiro.

Por fim, há a assinatura do contrato. A empresa vencedora assina o contrato com o Município, passando a operar o serviço de transporte coletivo de passageiros no Município.

Documentos e Materiais - CONSULTA PÚBLICA

Consulta Pública

PARTICIPE

A participação social no processo é essencial para que projeto esteja de acordo com as necessidades dos usuários do transporte coletivo no Município. Convidamos toda a população a participar ativamente desse processo.

Os interessados em se manifestar deverão preencher o formulário, até o dia 16 de fevereiro de 2024, contendo suas eventuais sugestões, dúvidas ou críticas aos estudos do Projeto, visando seu aprimoramento.

TOP
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support