A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (5), na Praça Senador Ramez Tebet, atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Alunos das escolas municipais e visitantes acompanharam o trabalho realizado pela polícia florestal e órgãos ligados aos recursos naturais.
Durante a abertura do evento, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, agradeceu o trabalho realizado pelas instituições e lembrou os projetos de preservação ambiental.
Em seguida, o Promotor do Ministério Público, Antônio Carlos Garcia de Oliveira valorizou a iniciativa do município. Agradeço por trazer à praça os estudantes e desenvolver atividades do Meio Ambiente tão necessárias. Agradeço a prefeita Simone por dar uma cara nova a Três Lagoas.
Cristovam Lages Canela, secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente destacou os projetos elaborados. Estamos esperando recursos para um projeto de revitalização da Lagoa Maior que independe do projeto Parque das Lagoas, que vai interligar as três lagoas. Também estamos desenvolvendo o projeto adote uma árvore, onde o cidadão liga na secretaria de Meio Ambiente para que seja plantada uma árvore em frente à residência.
O secretário destacou a revitalização de praças e avenidas. O aterro sanitário e o balneário público são obras voltadas ao meio ambiente, enfocou.
De acordo com Canela, os trabalhos de educação ambiental possuem maior valor. As crianças têm uma capacidade preservacionista muito mais forte que os adultos. Não me canso de dizer isso. Atualmente ando me recorrendo às crianças para que ensinem os adultos a se comportarem preservando o meio ambiente, por que esta preservação é uma questão de vida ou morte, ressaltou.
Dia Mundial
A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia e adotada pelo governo brasileiro em 1981, com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteção e a valorização dos recursos naturais.
Mudas
Um dos estandes mais procurados no evento foi o da Secretaria de Agronegócios e Pecuária, que distribuiu mudas aos visitantes.
Segundo Celso Yamaguti, agrônomo da Secretaria de Agronegócios, foram distribuídas
2000 mudas de árvores frutíferas, nativas e ornamentais. Disponibilizamos mudas de árvores de jabuticaba, pitanga, acerola, ipê amarelo e branco, hibisco, véu de noiva, palmeira real, entre outras, informou.
A Polícia Militar ambiental, o Exército, Sanesul, VCP Votorantim Celulose e Papel, entre outros parceiros participaram da atividade que foi encerrada no final da manhã.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO