A secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura e o diretor da Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista, Urbano Rodrigues Azambuja, participaram nesta sexta-feira (18) de uma reunião, no gabinete, com a gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da International Paper, Marisa Coutinho, gerente de Responsabilidade Social Corporativa, Ana Paula Toledo e o consultor para implantação do Instituto International Paper, Pedro Lins. O objetivo do encontro foi a apresentação do Guardiões: projeto nascente e o possível apoio da IP para o fomento do trabalho desenvolvido no projeto.
Durante a reunião, o diretor da Escola Professora Elma Garcia Lata Batista, Urbano Rodrigues Azambuja, falou sobre o objetivo do projeto e as ações realizadas em 2007. A International Paper é a patrocinadora e as outras instituições apóiam a iniciativa, disse.
Azambuja informou que a escola possui cerca de 150 alunos, todos moradores no Distrito de Garcias e região. Temos o apoio dos moradores. Para o reflorestamento vamos contar com o envolvimento dos fazendeiros, explicou.
Azambuja ressaltou que algumas pessoas se ofereceram para participarem do projeto. A gente apresenta o projeto e as pessoas encampam.
Márcia Moura, secretária de Educação e Cultura, recordou as iniciativas e propostas para a Educação no Campo e destacou o trabalho da Educação no Campo.
Garcias recebeu a primeira escola construída pela atual administração, os alunos estudam em salas separadas pelas séries e com o método positivo. O Urbano trouxe inovações para a escola, avaliou.
Márcia enfocou a importância da participação dos alunos. É um projeto que pensa nas gerações futuras e as crianças vivenciam por que está no cotidiano delas.
Marisa Coutinho, gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade, informou que a International Paper está realizando um estudo para a implantação de um Instituto. O objetivo é concentrar as ações de Responsabilidade Social.
A reunião foi encerrada com a apresentação das ações para 2008, como palestras e o reflorestamento do córrego de Garcias.
Projeto
O Guardiões: projeto nascente visa oportunizar a criança e o adolescente em idade escolar, com informações referente ao respeito pela natureza, construindo uma perspectiva de melhoria da qualidade de vida, por meio da educação ambiental.
O projeto prevê o desenvolvimento de conceitos sobre o meio ambiente e seus problemas sensibilizando a comunidade estudantil e gerando integração entre a comunidade e a escola.
Entre outros objetivos, o projeto trabalhará o máximo possível de recuperação de mata ciliar, de forma a evitar o assoreamento do córrego localizado no Distrito de Garcia.
Parcerias
O projeto conta com a parceria da International Paper, Promotoria do Meio Ambiente, Cesp, Polícia Militar Ambiental, UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO