
Com o intuito de usar a educação ambiental como ferramenta de mudanças nas relações do homem com ambiente, a Administração Municipal, no ano de 2007, implantou no Distrito de Garcias, mais especificamente na Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, o Guardiões: Projeto Nascente, ação patrocinada pela International Paper (IP) e coordenada pelo professor Urbano Rodrigues Azambuja.
Desde o início da criação, o projeto veio para levar uma percepção de relação entre a sociedade e o meio ambiente na escola de campo. Um dos trabalhos realizados pelos envolvidos é o replantio de mata ciliar. Somente no final do ano passado foram recolocadas na natureza 600m² de árvores.
Dentre as atividades desenvolvidas neste ano, no dia 7 de julho o Grupo de Educadores Ambientais Vida Verde da UFMS (GEA Vida Verde), parceiro na ação, realizou a palestra Mudanças climáticas e aquecimento global, com o palestrante Leonardo Potji.
Para a explanação, estavam presentes cerca de 70 pessoas, entre elas alunos, professores do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e a vice-presidente do GEA Vida Verde, Priscila de Queiroz.
O GEA Vida Verde entrou esse ano como nosso parceiro, nos auxiliando na criação de uma trilha ecológica na região, para que as crianças possam estudar e analisar os impactos ambientais, principalmente no córrego Oriundiuva, afirmou Urbano.
O Coordenador do projeto informou também que a programação para o início da trilha é para o ano 2010, começando pelas escolas de campo, expandindo-se para as urbanas.
Expansão do projeto
No dia 8 de julho, o Guardiões: Projeto Nascente foi lançado na Escola Municipal Antonio Camargo, na região de Vera Cruz. Com a presença de 320 pessoas, foram distribuídas camisetas e passada a programação anual. Na ocasião estava presente o presidente do GEA Vida Verde, Joaquim Moreira Junior. Nessa região a trilha ecológica é planejada próximo ao córrego Vertente, além de palestra.
Para o mês de setembro, 40 alunos e seis professores farão um curso de 40 horas/aulas de monitoramento ambiental, em parceria com a Cesp.
Faremos toda a arborização em torno na escola, e para o final do ano a meta é fazer o replantio de mata ciliar em 600m² também em Vera Cruz, finalizou Urbano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO