O diretor da Escola Municipal Professora Elma Garcia Lata Batista e coordenador do Guardiões: projeto nascente, Urbano Rodrigues Azambuja, visitou na sexta-feira (25) o Projeto Segredo Vivo, da Escola Estadual Padre João Greiner, em Campo Grande (MS).
O objetivo da visita foi conhecer projetos de comunicação e ambientais realizados pela escola e fomentar possíveis parcerias para o Guardiões: projeto nascente.
O projeto Segredo Vivo tem como objetivo a colaboração para a conservação da micro bacia do Córrego Segredo, cuja nascente está localizada na Reserva Estadual Matas do Segredo (Reserva Urbana), por meio a aplicação prática da teoria da Educação Ambiental aprendida em sala de aula. O núcleo do projeto está sediado na Escola Estadual Padre João Greiner.
Durante a visita, Azambuja conversou com o diretor da Escola Padre João Greiner, Klinger Moura, sobre os projetos e suas limitações. O Projeto Segredo Vivo já recebeu diversos prêmios, informou Moura.
Além do Segredo Vivo, o diretor falou sobre a rádio e os projetos culturais que a instituição implantou. Para a rádio tivemos a parceria de uma universidade que tem o curso de jornalismo.
Azambuja avaliou como positiva a visita. Continuaremos o contato para aprimorarmos o que estamos realizando em Três Lagoas.
Viveiro
O diretor da Escola Estadual Padre João Greiner aproveitou a visita para mostrar o viveiro da escola. Entre as mudas cultivas estão plantas nativas do cerrado e algumas mudas recebidas da Amazônia. Temos o cadastro em um banco de mudas, de onde recebemos e enviamos sementes, explicou Moura.
Azambuja destacou as visitas que o Guardiões: projeto nascente já realizou. Visitamos a Cesp e estivemos na Ilha Solteira (SP).
Projeto
O Guardiões: projeto nascente tem contado com o apoio integral da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, além da parceria com a Promotoria do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, CESP e a International Paper.
Para 2008, entre as ações que serão realizadas está o replantio da mata ciliar da nascente do córrego de Garcias.
A previsão é que os alunos recebam palestras e executem os projetos definidos durante o curso de formação de Monitor Ambiental.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO