O Sesi/MS realizou na noite de sexta-feira (11), no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, a solenidade de entrega do Prêmio Construindo a Nação 2008 às escolas que desenvolveram no ano passado os melhores projetos relacionados ao tema cidadania. Três Lagoas foi representada pela Secretaria de Educação e Cultura através do Projeto Comunidade na Escola, que recebeu a premiação na categoria Destaque Social.
O prêmio foi recebido pela secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura, acompanhada de servidores da Educação e alunos de três escolas do município. A cerimônia também foi prestigiada pela coordenadora de Educação do Sesi/MS, Sueli Tavares da Silva, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Instituto da Cidadania Brasil, e diretores de outras escolas. A solenidade de premiação foi um evento cultural que contou com apresentações artísticas, entrega dos troféus e placas de homenagens às escolas vencedoras.
Para Márcia Moura, o Prêmio Construindo a Nação é muito importante para que esse tipo de iniciativa ganhe reconhecimento junto à comunidade escolar e população. O Projeto Comunidade na Escola teve o retorno esperado pelos nossos alunos e pais, sendo que o objetivo de levar cidadania e valorizar o espaço educacional foi alcançado e entendido por todos os envolvidos, destacou Márcia.
O nosso objetivo, desde que implantamos o projeto, foi a formação da cidadania, fazendo com que alunos e comunidade valorizem a escola e o espaço público, criando assim um elo educacional através da criança, completou a secretária.
Projeto
Segundo Márcia, o Projeto Comunidade na Escola foi criado pela Secretaria de Educação e Cultura para ser colocado em prática nas escolas. O mesmo atingiu 13 escolas municipais e duas do campo, envolvendo cerca de 11.800 alunos e aproximadamente 715 professores, além de 4.500 alunos pelo Sistema Positivo.
Desenvolvido aos sábados, o projeto levou atividades que envolveram pais, alunos e professores, como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, prática de esportes, lazer e cultura. Conforme Urbano Rodrigues Azambuja, diretor da Escola do Campo, foi registrado a participação de 70% dos pais durante as atividades do projeto.
Prêmio
O Prêmio Construindo a Nação era realizado há seis anos no estado de São Paulo. Desde 2006, o Sesi Nacional, através de uma parceria com a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), operacionaliza sua realização em diversos Estados com o objetivo de estimular a participação de alunos em projetos de cidadania em suas comunidades.
Em Mato Grosso do Sul, o Prêmio foi realizado pela primeira vez em 2007. No total, 32 escolas do Estado participaram com projetos nas categorias ensinos Fundamental e Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os projetos vencedores são dos seguintes municípios: Costa Rica, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Campo Grande, além de Três Lagoas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO