Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD
quinta-feira, 24 agosto 2023 / Publicado em SEMEA

Monitoramento no Parque Natural do Pombo completa 1 ano e comemora registro de 69 animais silvestres, alguns raros na natureza

Considerado um dos maiores remanescentes nativos do Cerrado do Mato Grosso do Sul, o Parque Natural Municipal do Pombo, localizado em Três Lagoas, vem se tornando referência de Unidade de Conservação (UC) no Estado.

Com cerca de 8 mil hectares, abrigando uma vasta biodiversidade da maior savana das Américas, a área de proteção integral, tem como principal objetivo, a conservação da fauna e flora do Cerrado – bioma que vem sofrendo uma intensa expansão agrícola.

O Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), por meio do Projeto Tatu-canastra, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) está completando 1 ano de pesquisas e monitoramento da fauna existente no local e, por mais que o projeto vise principalmente o tatu-canastra, este trabalho identificou a presença de mais de 69 animais silvestres, incluindo alguns ameaçados de extinção.

Arnaud Desbiez, fundador e presidente do ICAS, explica que o maior e mais raro de todos os tatus do mundo, além de estar na lista de animais ameaçados de extinção, possui uma importância ecológica fundamental para o ecossistema, pois suas tocas – quando não utilizadas pela espécie – servem de abrigo para mais de 100 animais vertebrados.


“Neste primeiro ano de atividades, já instalamos 85 armadilhas fotográficas em toda área do parque. Estas câmeras possuem uma tecnologia que possibilita monitorar a vida selvagem 24 horas por dia, registrando uma fauna riquíssima, que vai desde antas até pequenos pássaros em seu ambiente natural”, disse o pesquisador.

Gabriel Massocato, biólogo e coordenador das ações de campo do projeto, ressalta que a grande quantidade de registros de espécies ameaçadas de extinção no parque é uma das situações que mais tem surpreendido os pesquisadores que passam horas e horas analisando cada imagem registrada pelas armadilhas fotográficas.

Os registros comprovam a presença de anta, queixada, tamanduá-bandeira, o próprio tatu-canastra, onça-parda, lobo-guará, jaguatirica, cervo-do-pantanal e do mutum-de-penacho, espécies que também fazem parte das listas de animais ameaçados de extinção do Brasil e do mundo.

ANIMAIS RAROS

Imagens capturadas pelas câmeras também surpreendem os pesquisadores, como é o caso do raro cachorro-vinagre, considerado extinto em outras localidades no bioma. Essa espécie de canídeo selvagem, ainda pouco conhecida pela ciência, possui morfologia e comportamento peculiar, se comparado com seus parentes, como o lobo-guará e o lobinho, pois é o único deles que vive em grupos familiares e que necessita de grandes áreas naturais para sobreviver.

Outra grande surpresa neste primeiro ano de estudo, foi o primeiro registro do teiú-de-quatro-linhas (Tupinambis quadrilineatus), espécie de lagarto endêmica do Cerrado, mas que jamais havia sido registrada em MS. Outro lagarto, o teiú-mascarado (Salvator duseni), também descoberto pelas câmeras e um dos únicos registros para o Estado.


“A confirmação da existência destes lagartos no parque demonstra a importância deste parque não só para o tatu-canastra, mas para muitas outras espécies raras e endêmicas, ressaltando o seu enorme potencial para novas descobertas sobre a nossa biodiversidade”, explicou Arnaud.

Com o projeto de conservação e pesquisa de longa duração desenvolvido pelo ICAS, a população de tatu-canastra da região do Parque do Pombo vai ser a primeira em todo Cerrado a ser estudada em detalhes.

“Este lugar é incrível e muito agradecemos à Prefeitura de Três Lagoas e a SEMEA por todo apoio à nossa pesquisa, sem contar que todo o investimento realizado no Parque do Pombo reflete o compromisso e preocupação de uma gestão com o ecossistema local”, destacou Gabriel.

PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO POMBO
Parque Municipal do Pombo é um complexo ambiental de preservação permanente com 8.032 hectares de área, localizado a 130 km de Três Lagoas. Cercado pelo Rio Pombo e o Córrego Tapera, atualmente é o habitat de 127 espécies de aves e mais de 50 espécies, entre anfíbios, répteis e mamíferos; além de mais de 400 espécies de plantas nativas do Cerrado.

A Prefeitura de Três Lagoas construiu um complexo receptivo construído no local, tendo casa de caseiro, suítes para equipe técnica dos órgãos ambientais e pesquisadores (acomodações para 18 pessoas), galpão para equipamentos, o centro de acolhimento ao visitante com anfiteatro e outras salas de apoio a pesquisas e estudos.

O local está aberto para grupos escolares, universitários, pesquisadores e demais interessados. As visitas podem ser agendadas pelo telefone da SEMEA: 67 3929-1248.

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}