Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD
terça-feira, 22 maio 2018 / Publicado em SMAS

Assistência Social de Três Lagoas volta a ser destaque nacional

As ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas voltaram a ser destaque nacional, neste mês de maio, pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Há menos de um ano, em novembro de 2017, Três Lagoas havia também sido destaque em outra experiência bem sucedida e que serviu de exemplo e modelo para todo o País.

No ano passado, a SMAS esteve representada em Brasília, na “Oficina Colaborativa – Construção de Parâmetros Metodológicos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de 0 a 6 Anos”.

Durante dois dias, foram compartilhadas 27 experiências de todo o Brasil, reconhecidas a nível estadual e nacional como um serviço social de excelência, oferecido às famílias em seus respectivos municípios.

Desta vez, conforme a Nota Técnica/DGSUAS/SNAS/MDS – do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, emitida em 11 de maio de 2018, Três Lagoas está entre os 35 municípios de todo o Brasil que tiveram suas experiências selecionadas, na área de Vigilância Socioassistencial.

Segundo a Nota do MDS, foram recebidas 133 experiências, de 119 diferentes municípios, e 16 experiências estaduais. De Mato Grosso do Sul, apenas a experiência apresentada pela SMAS de Três Lagoas foi selecionada e deverá ser exposta no XI Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, no período de 19 a 21 de junho, em Brasília.

Ainda conforme a avaliação da Comissão Julgadora, expressa na citada Nota do MDS, “a qualidade das experiências apresentadas foi bastante alta, tornando particularmente difícil a tarefa de selecionar apenas 35 dentre as experiências submetidas”.

EXPERIÊNCIA DE TRÊS LAGOAS

O “Perfil das pessoas em situação de rua de Três Lagoas – MS, atendidas pelo Centro POP e Serviço de Abordagem Social” é a denominação que identifica a experiência, selecionada pelo MDS para ser compartilhada no  Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial.

A responsabilidade do relato dessa experiência, que passa a ser modelo para todo o Brasil, ficou a cargo da assistente social Lorena Mariá Rodrigues Vieira Gutierrez, técnica do Setor de Vigilância Socioassistencial, coordenado por Ana Maria Batista Braz e ligado à diretoria de Gestão da SMAS.

“Temos que reconhecer que o sucesso deste nosso trabalho, agora destaque em Brasília, como experiência bem sucedida, se deve à participação de toda a nossa equipe deste Setor da SMAS”, ressaltou Lorena Mariá.

Segundo expôs a coordenadora desse setor, “a Vigilância Socioassistencial é praticamente um serviço novo em todo o contexto da Assistência Social”, observou a coordenadora Ana Maria.

“É um setor que procura se antecipar aos problemas sociais. Por isso, monitora todos os demais serviços da Assistência Social”, completou a coordenadora.

Nesta experiência específica, que destacou as ações da SMAS de Três Lagoas, “procuramos fazer um completo levantamento dos principais indicadores para identificação dessa população em situação de rua, um estudo que vem sendo feito desde 2014”, resumiu Lorena Mariá.

SÃO 44 GRÁFICOS

Por exemplo, neste “nosso trabalho, temos 44 gráficos que identificam o perfil, saúde, os motivos que levaram as pessoas a estarem em situação de rua, onde e como se alimentam, onde e como fazem a higiene pessoal, quais as trajetórias que percorrem e a origem”, mostrou a técnica de Vigilância Socioassistencial.

""

Pela experiência da equipe da SMAS, entre a população em situação de rua, atendida em Três Lagoas, 52% são de outros Estados e cidades; 31% são oriundos de outros municípios do estado de Mato Grosso do Sul; 12% são de diversas áreas urbanas do mesmo município (Três Lagoas); e 5% são de outros países (Haiti, Argentina e Colômbia).

É uma população cíclica com perfil de “trecheiros” (de passagem, na busca de algum objetivo, uns com, outros sem destino definido), “andarilhos” (aqueles que não têm pressa, querem é deslocar-se, de preferência a pé para outro lugar novo e diferente) e “migrantes” (chegam e passam por aqui, na busca de novas oportunidades de viver).

""

“São poucos os Municípios em Mato Grosso do Sul e no Brasil que possuem este estudo que identifica as pessoas em situação de rua, com o objetivo de definirmos melhor as ações sociais que devem ser adotadas para atendimento dessas pessoas”, observou a assistente social, Lorena Mariá.

Diretoria de Comunicação

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}