Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
  • LGPD
segunda-feira, 15 maio 2017 / Publicado em Gabinete

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A atual gestão assumiu o município de Três Lagoas com muitos problemas graves que atingem diretamente a população, dentre eles, destacam-se os serviços de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e de saúde. Esta é uma situação séria de saúde e saneamento públicos, que impacta a todos e que merece uma solução que garanta segurança e continuidade.

Diante da realidade, o município tem buscado de forma técnica e responsável, inclusive com a criação de Grupo de Trabalho – GT, a melhor forma para prestar o serviço, sendo que, nos últimos dias, este assunto ganhou evidência com a divulgação da realização de audiência pública para o dia 24 de maio de 2017, na qual serão discutidos com a população, os caminhos que poderão ser seguidos para que sejam oferecidos os melhores serviços.

O processo de discussão da parceria público-privada segue a um rito legal e participativo, que ainda levará algum tempo para que possa ser concluído, pois dependerá da manifestação de todos os segmentos da população, sendo que, enquanto não se define algo mais permanente, paralelamente, estão sendo finalizados os estudos para a abertura de concorrência pública, visando à contratação de empresa especializada para execução dos serviços, nos próximos dias.

Ocorre que, o município não pode parar o serviço de coleta de resíduos sólidos enquanto aguarda assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação, pois enquanto obedece ao procedimento legal, precisa cumprir com a obrigação de oferecer os serviços aos munícipes. Para atender a esta demanda, foi adotada uma contratação temporária, com prazo de 90 (noventa) dias, com a empresa que apresentou o menor preço aceitável, uma vez que existem parâmetros de preços (mínimo, médio e máximo) estabelecidos pelo Tribunal de Contas do estado de Mato Grosso do Sul.

Dessa forma, com fundamento nos parâmetros oficiais constantes na “Faixa de referência de custos para os serviços relacionados com a gestão operacional dos resíduos sólidos” do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul, a equipe técnica analisou os cinco orçamentos apresentados pelas empresas e, classificou todos os que se enquadraram dentro dos parâmetros legais, e ao final, foi contratada a empresa que apresentou o menor valor, dentro das classificadas, atuando, portanto dentro da legalidade e da eficiência.

Há que se ressaltar que o orçamento da empresa KURICA AMBIENTAL S/A não foi aceito porque apresentou valores abaixo do aceitável pelo Tribunal de Contas do estado de Mato Grosso do Sul, e na contratação emergencial trabalha-se com o menor preço dentre aqueles que cumprem os parâmetros oficiais. Isso não impede que no processo licitatório que será aberto nos próximos dias ocorra a participação de todas as empresas interessadas, inclusive daquelas que foram cotadas na emergencial, mesmo porque, a licitação será na modalidade técnica e preço, na qual será aferida a experiência, capacidades técnica e operacional e o preço da empresa com vistas a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública.

Assim, todas as empresas interessadas em prestar os serviços poderão participar da concorrência pública e comprovar no processo licitatório, a experiência, a capacidade técnica e o preço compatível com o apontado pelos órgãos oficiais para a realização dos serviços, com ampla igualdade e transparência.

A municipalidade possui um compromisso com a população de Três Lagoas e sempre buscará dentro da legalidade, de forma imparcial, transparente e isenta, a melhor solução para a gravidade da situação que se apresenta, não sendo vítima de pressões de empresas privadas e/ou grupos políticos, que buscam interesses próprios e alheios ao da coletividade, sempre pautada na concorrência saudável entre as empresas, com objetivo de selecionar proposta que ofereça um serviço de qualidade com o melhor preço.

Diretoria de Comunicação

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}