Os pequenos produtores rurais do distrito de Arapuá receberam a visita do vice-prefeito e secretário de Agronegócio e Pecuária, Luiz Akira (PFL), no último sábado (24). O secretário reuniu os produtores para falar sobre a implantação do projeto da sericicultura.
Akira explicou aos produtores os detalhes do projeto que inclui entre outros benefícios, a doação de materiais para a construção de barracões para abrigar em as criações de bicho da seda. O projeto atual já contempla 23 produtores.
As mudas para o plantio de amoreiras, que vão servir de alimento aos bichos da seda e os próprios bichos serão doados pela empresa Bratac, de Bastos-SP, que virá também comprar os casulos produzidos nas propriedades atendidas pelo projeto. A empresa também dará suporte técnico aos agricultores.
Sericicultura
Após a construção dos barracões e o plantio das amoras para a produção do bicho da seda, os produtores terão retorno do investimento a partir do mês de outubro.
Cada propriedade deve receber aproximadamente 50 mil mudas de amora.
Com a produção, os sericicultores receberão cerca de R$800,00 por mês, sendo a previsão de lucratividade a partir do segundo semestre deste ano.
O acompanhamento técnico e a matéria-prima são de responsabilidade da Fiação de seda BRATAC. A empresa sediada em Bastos, interior paulista, presta a assistência técnica desde o plantio até a produção do casulo.
Avestruz
Akira visitou também uma propriedade rural que possui cerca de 600 avestruzes. O proprietário, Issau Saito, veio do interior do Estado de São Paulo em 2001 e decidiu investir na criação das aves. Segundo ele, a importação caiu muito nos últimos anos por conta da gripe aviária na Europa, mas a tendência é melhorar até o final de 2007.
Saito possui um centro de encubação na propriedade e trabalha com cria, recria e engorda. A ave é uma fonte certa de lucro, uma vez que desde o bico até as plumas podem ser exportados e possuem venda garantida, disse.
Assessoria de Comunicação