Alunos da Escola Municipal “Olyntho Mancini”, sob a supervisão e iniciativa da professora Sandra Inês e o diretor da instituição de ensino, Jefferson Martins, realizaram na manhã desta segunda-feira (15) uma visita ao gabinete da prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura para conversar sobre política.
Na realidade, tudo é por conta de um projeto realizado pelos alunos aonde montaram três chapas com prefeitos e vice-prefeitos, além de vereadores, e estão simulando uma campanha eleitoral dentro da escola. Eles são candidatos à prefeitura e câmara municipal da cidade 5ªA, série a qual os 15 alunos estudam.
“Eles criaram os partidos, cada um com sua sigla e propostas. A ideia é que eles entendam melhor todo o processo político e as responsabilidades que esses candidatos têm. Já fizemos visitas aos vereadores e hoje viemos conversar com a prefeita, para que eles tirem suas dúvidas”, comentou Sandra.
Durante a entrevista, os alunos perguntaram sobre quais são as obrigações de um prefeito, maiores problemas que Marcia Moura enfrentou em sua administração, além de questionamento como os vereadores ajudam o poder executivo, quais foram as maiores conquistas, atuação do vice-prefeito, conselhos para quem quer atuar na política, responsabilidade do voto e até mesmo sobre futuras candidaturas e qual a remuneração de um prefeito.
“Acredito que ações como essa são muito importantes, pois cria futuros políticos mais responsáveis e cientes de todo o processo político. A política limpa e honesta é linda de fazer, pois ajuda as pessoas. Fico muito lisonjeada em receber esses alunos que estão, literalmente, em um processo eleitoral”, comentou Marcia Moura.
Segundo a professora, outro foco do projeto, que tem ligação com o Prêmio Professor Destaque, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), é tirar a estigma que todo político é corrupto. “Eles fizeram comício, entregaram santinhos e apresentaram propostas, tudo dentro da escola”, explicou.
Na reunião Marcia mostrou, através de um mapa 3D, a cidade e seus principais pontos, além de construções como a nova ponte sobre o Rio Paraná, o contorno ferroviário e onde será o futuro traçado do rodoanel.
Na ocasião, o secretário municipal de Finanças, Fernando Pereira, falou sobre arrecadação municipal, como que os impostos pagos pela população retornam ao município e como esses são aplicados.
ELEIÇÕES
Conforme Sandra, a eleição será feita nesta quarta-feira (17) a partir das 7h30 na própria escola. “Teremos uma estrutura de eleição mesmo, com direito a cédulas, urna, mesários e todos os tramites que realmente acontecem em um processo eleitoral”, finalizou.
Henrique Alves | Assessoria de Comunicação