
Nesta sexta-feira (19) cerca de 1300 alunos da Rede Municipal de Ensino REME participam da oficina Quero Ser Grande. Uma Construção Musical, realizada no Ginásio Municipal de Esporte Professora Cacilda Acre Rocha, nos períodos matutino e vespertino. Participaram da abertura do evento o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, e a diretora de Cultura, Vickie Vituri.
O projeto é desenvolvido com o objetivo de incentivar a prática musical, a consciência ecológica e motivar a reflexão destes temas junto aos alunos, uma vez que promover assuntos como esses colaboram para agregar valor e formar crianças conscientes e que passarão as lições adiante.
Para a coordenadora do projeto da Editora Positivo, Alessandra Meira, os elementos culturais e artísticos ajudam a enriquecer o desenvolvimento e a socialização das crianças: este é um projeto piloto que estamos levando para cinco estados do Brasil, e em Mato Grosso do Sul a cidade contemplada foi Três Lagoas. Pensamos em algo que atraísse as crianças e a partir do ano que vem a música irá fazer parte do currículo escolar destes alunos. Foi então que surgiu o Projeto Quero Ser Grande. Uma Construção Musical, que discute temas importantes através de oficinas com material reciclável, onde elas transformam esses materiais em instrumentos, despertando assim a musicalidade, explicou Alessandra.
Durante o evento, as crianças se reúnem em pequenos grupos sobre tapetes coloridos, acompanhada de seus professores e monitores. Durante a oficina, os pequenos desenvolvem seu próprio instrumento musical e outras atividades lúdicas relacionadas aos temas propostos para o encontro. A atração principal da iniciativa é o Grupo Construindo a Música, da cidade de Curitiba, que trabalha com as crianças repertório e oficina para a montagem de um objeto musical.
A coordenadora regional da empresa Solução Educacional, Nara Pasinato, falou sobre a escolha de Três Lagoas para a realização do evento que alia música, teatro e reciclagem: Três Lagoas é um município de destaque no estado e esta ação vem para somar ao trabalho que a Secretaria de Educação realiza na rede municipal. O Sistema de Ensino Aprende Brasil quer levar às crianças arte e música, mas de maneira educativa e instrutiva, reforçou Nara.
Quero Ser Grande. Uma Construção Musical
Itinerante, o projeto foi desenvolvido exclusivamente para alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental de municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. Em Três Lagoas, são esperados 1300 alunos do 2º ano para o evento.
No município de Três Lagoas, a Solução Educacional está presente desde 2007, atendendo mais de 9 mil alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO