Na manhã de terça-feira (24) cerca de 100 alunos da Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista – Pólo, do Distrito de Garcias, começaram o plantio de 13 mil mudas para a recuperação da mata ciliar do Ribeirão Campo Triste, dando início ao projeto: Alegrando o Campo Triste, uma parceria entre a empresa reflorestadora Corus Agroflorestal, a CESP e a prefeitura de Três Lagoas.
Os estudantes participam do Guardiões: Projeto Nascente e, para esse plantio o projeto recebeu o apoio da CESP, que doou 80 espécies de mudas. Já a Corus Agroflorestal proporcionou aos pequenos guardiões uma palestra com o engenheiro florestal Felipe Sidorowski, mostrando benefícios proporcionados pelas florestas nativas e plantadas, ressaltando a responsabilidade do homem.
Aqui eles podem conhecer na prática a teoria dada em sala de aula, deixando-os mais interessados pelo meio, proporcionando cada vez mais conhecimento, disse a professora de História, Giorgina Mariano da Silva.
Com essa iniciativa serão 750 metros quadrados de área recuperada, ultrapassando o plantio realizado em 2008.
Para o próximo ano a meta é recuperar os dois córregos inteiros, Campo Triste e Oriundiuva, explicou o idealizador do projeto Guardiões, Urbano Azambuja.
As crianças também receberam um kit elaborado pela Corus e CESP que simbolizava alguns dos presentes das florestas contendo: cartilha (papel), lápis de cor (madeira), garrafinha (água) e uma maçã (frutas).
O projeto
Com o intuito de usar a educação ambiental como ferramenta de mudanças nas relações do homem com ambiente, a Administração Municipal de Três Lagoas, no ano de 2007, implantou no Distrito de Garcias, mais especificamente na Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, o Guardiões: Projeto Nascente, ação patrocinada pela International Paper (IP) e Cesp, coordenada pelo professor Urbano Rodrigues Azambuja, e que tem como parceiros o Corus Agroflorestal e o Grupo de Educadores Ambientais Vida Verde da UFMS (GEA Vida Verde).
Desde o início da criação, o projeto leva uma percepção de relação entre a sociedade e o meio ambiente na escola de campo. Um dos trabalhos realizados pelos envolvidos é o replantio de mata ciliar. Somente no final do ano passado foram recolocados na natureza 600 metros quadrados de árvores.
Atualmente o Guardiões: Projeto Nascente também faz parte da rotina dos alunos da Escola Municipal Antonio Camargo Garcia, na região de Vera Cruz.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO