‘O governador André recebeu hoje (25), em seu gabinete, o cronograma de implantação de uma fábrica de aço da Votorantim Siderurgia, em Três Lagoas. O cronograma foi entregue pelo diretor-superintendente da Votorantim, Albano Vieira.
A fábrica terá capacidade para produzir 450 mil toneladas de aço e ofertará 400 empregos diretos na fase de funcionamento, prevista para começar em junho de 2012. Até o final de abril de 2010, a Votorantin receberá as licenças ambientais. Em julho deste ano iniciam as obras de terraplanagem e a construção civil está prevista para iniciar em novembro de 2010.
O grupo investirá cerca de R$ 180 milhões na construção, que será similar à fábrica construída em Resende, no Rio de Janeiro. A construção da fábrica prevê a geração de 2,5 mil empregos, diretos e indiretos.
A fábrica em Três Lagoas produzirá aço para a construção civil. A Votorantim Siderurgia também implantará, nos próximos dois anos, um Centro de Serviço de Distribuição de Aço, em Campo Grande, para atender a construção de edifícios.
Escolhemos Mato Grosso do Sul pela posição geográfica de mercado privilegiada e por ser um Estado que cresce a cada segundo. Estamos recebendo também todo o apoio e incentivo do governo do Estado. O início das obras está previsto para junho de 2010. O destino do aço atenderá o mercado de Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, declarou Albano Vieira.
O governador André Puccinelli apresentou ao grupo de diretores da Votorantim Siderurgia, presentes na reunião, as ações de desenvolvimento realizadas no Estado desde 2007, entre elas as rodovias para escoamento, os linhões de energia, a implantação do terminal rodoferroaeroviário, a implantação de ferrovias, usinas, entre outros. Mato Grosso do Sul está inexoravelmente fadado ao crescimento, colocando em prática o plano de integração regional sul-americano, destacou André.
No primeiro ano de produção, 2012/2013, a fábrica produzirá 200 mil toneladas de aço. Temos nossa equipe toda montada. Viemos selar nosso compromisso, para daqui a 40 dias fecharmos os contratos e início da implantação da Votorantim em Três Lagoas, com tecnologia moderna, altamente ecológica, afirmou Albano.
Três Lagoas terá um Instituto Federal de Tecnologia para capacitar a mão-de-obra para trabalhar na Votorantim Siderurgia e também fornecerá toda a mão-de-obra necessária para a construção da fábrica, afirmou a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet.
O Grupo Votorantim Siderurgia possui fábricas na Colômbia e na Argentina, investindo cerca de R$ 3,8 milhões nos últimos quatro anos, com a meta de produção de 2,1 milhões de toneladas de aço/ano.
Estiveram presentes da reunião a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet
a vice-prefeita, Márcia Moura