O ano de 2007 marcou a implantação do Método Positivo nas escolas da Rede Municipal de Educação (REME), além de reformas, ampliações e construções de salas de aula, salas de informática e quadras cobertas. são melhorias que apontam o respeito e o carinho que a prefeita Simone Tebet (PMDB) tem pelas crianças e pela educação, disse a secretária de Educação e Cultura Márcia Moura.
Para Márcia Moura a implantação do método proporcionou uma ansiedade muito grande em toda a comunidade escolar. Toda mudança gera expectativa temerosa e boa ao mesmo tempo, recordou.
Márcia avaliou a implantação do material de forma positiva. Já conhecíamos a origem e o processo de avaliação. A atualização do material é voltada para a região que acreditou no método. E acrescentou: O primeiro ano foi muito bom. Crescemos, tivemos dificuldades, mas foram sanadas.
As capacitações foi outro ponto importante para a Rede Municipal de Educação. Todo este trabalho proporcionou segurança aos professores e diretores, que puderam ligar, ou acessar via internet, para sanar as dúvidas, trocar idéias e pedir sugestões. Além de todo o embasamento técnico, houve também o apoio da Secretaria.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, as mudanças no método de ensino-aprendizagem tiveram respeito e critérios. Foi observado o crescimento da cidade, contribuindo para que fosse um crescimento qualitativo.
Márcia enfocou o envolvimento dos professores com o trabalho. Estamos encantados com os livros. Os professores gostaram e as crianças tiveram um estímulo maior por que o material é feito por uma equipe que realmente entende.
Ampliação
Em 2008, as escolas da Rede Municipal continuarão com o Método Positivo de Ensino, sendo ampliado para mais um ano. Os alunos do 1º ao 4º vão usar esse material, informou Márcia Moura.
De acordo com a secretária, a qualidade e os resultados agradaram a toda a classe da educação. Foi um ganho para os alunos por que fala a linguagem que eles querem ouvir e precisam ouvir. Os livros atraem os alunos, estimulam e inclusive disciplinou-os para cuidar do material.
Ano Letivo
As aulas terão início no dia 18 de fevereiro, período posterior ao carnaval e a semana de capacitação dos professores, que será de 11 a 15 de fevereiro.
A novidade para educação neste ano está nas aulas de informática. A Prefeitura abriu o concurso para monitor de informática, prevendo o ensino-aprendizagem na sala de computação, informou Márcia.
Para a secretária, as aulas de informática já estão gerando uma expectativa muito grande. Vai ser muito bom e eles poderão acessar o portal Aprende Brasil.
Márcia lembrou que todas as escolas já estão com sala de informática. Apenas as escolas de Educação no Campo ainda não possuem salas de informática.
Após o concurso, as aulas de informática serão normalizadas e o funcionamento das salas também. Terá todo um acompanhamento do Positivo e da Secretaria.
A secretária de Educação explicou que a proposta é que o uso das salas de informática seja interdisciplinar. O professor de Inglês poderá preparar uma aula para ser trabalhada nos computadores, junto com o professor de informática, exemplificou.
Administração
Márcia Moura ressaltou a atenção da prefeita Simone Tebet (PMDB) para atender as solicitações da Educação. Tudo o que a Secretaria de Educação solicita a prefeita estuda, verifica e tem aprovado.
Para Márcia, a prefeita já estava preparando a cidade para o crescimento. Muitas famílias estão chegando à cidade e precisam de escolas para seus filhos.
Escolas como a Professor Ramez Tebet e da Fazenda Vera Cruz (na zona rural), que estão sendo construídas, vão atender a um número grande de alunos. Seis novas escolas foram construídas nesta administração e praticamente todas foram ampliadas com salas de aula, salas de informática e cobertura das quadras de esporte.
Qualidade
A busca pela qualidade na educação é uma preocupação constante na atual administração. A prefeita já autorizou a darmos início a pós-graduação, em nível de especialização, Lato Sensu para os professores da Rede.
Márcia pontuou o trabalho das salas de apoio, que auxiliam no aprendizado dos alunos. Também temos instrutores de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e um professor que atende na residência do aluno.
A secretária enfocou a importância das capacitações para a qualidade do ensino. Esperamos que em 2008 haja uma grande participação dos pais por que a família na escola reforça os valores, finalizou.
Demanda
A secretária de Educação destacou que Três Lagoas é o único município do Estado que construiu duas escolas de Educação no Campo. Com isso deixamos de ter salas multiseriadas e também implantamos o Método Positivo.
No mês de março deve ser inaugurada a Escola Municipal de Educação no Campo Antônio Camargo Garcia, na região da Fazenda Vera Cruz. A prefeita faz a parte dela. Esta situação denota a preocupação que a atual administração tem com as crianças.
Márcia falou dos Centros de Educação Infantil e da demanda do município. Já estamos com 12.100 alunos matriculados.
A secretária informou que para 2008 há a previsão de melhoria da biblioteca municipal. Esta é uma boa expectativa para este ano, finalizou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO