O secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lajes Canela, participou no período de abril a julho de 2010 de um curso sobre Licenciamento Ambiental, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com ênfase no tratamento de esgoto ETEs e Aterros Sanitários. A engenheira ambiental Cristiane da Rocha Duarte e a bióloga Ana Paula Mendes Lima, técnicas da Secretaria, também fizeram o curso junto com os demais gestores de cidades do Mato Grosso do Sul.
O secretário municipal declarou que o curso foi extremamente valioso, sobretudo agora que a Secretaria iniciou a municipalização da gestão ambiental. Cursos dessa natureza, com qualidade, permitem a melhoria na qualificação dos técnicos que atuam na área, seja em relação aos licenciamentos ou à gestão de resíduos, especialmente neste momento quando, após 20 anos de tramitação no Congresso, entra em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foi uma oportunidade excelente para aprimorarmos conhecimentos, declarou Cristovam Canela.
O responsável pela pasta disse ainda que durante o curso o aterro sanitário de Três Lagoas foi mencionado pela chefe do escritório da SEMAC/Imasul, no município, Délia Javorka, que o destacou como o melhor aterro do estado.
O encerramento do curso ocorreu no último dia 30 de julho na cidade de Dourados, com palestras e visitas técnicas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Cachoeirinha e ao Aterro Sanitário da cidade de Dourados.
A visita técnica à ETE e ao Aterro Sanitário de Dourados, além da troca de experiências, demonstraram que Três Lagoas possui, de fato, o melhor aterro sanitário do estado, e a Secretaria vem se conduzindo com acerto na gestão ambiental, enfatizou o secretário.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO