
Possibilitar condições para escolas inclusivas, onde caibam todos os alunos e onde os processos de ensino e aprendizagem sejam efetivados, bem como organizar os sistemas escolares para que todas as crianças possam aprender o conhecimento, independente de suas diferenças. Estas foram algumas das metas da aula inaugural do Programa Inclusão Direito à Diversidade, realizada pela prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria de Educação (Semed)/Departamento Educacional e Pedagógico, que teve como palestrante Ivonete Bitencourt Antunes Bittelbruhm, mestre em educação, professora da UFMS e consultora da Unesco.
Realizada no anfiteatro da Aems, na manhã desta quinta-feira (15), a aula teve a participação de 380 professores das redes publica e particular.
A prefeita Simone Tebet (PMDB) abriu oficialmente o evento, garantindo todo apoio necessário para que alunos com necessidades especiais não se sintam excluídos ou isolados, mas que possam ter acesso ao aprendizado em igualdade de condições com os demais. Esse é um trabalho que começa agora para não mais acabar, disse. O secretário municipal de Educação, Ricardo Roriz, também participou da solenidade de abertura.
Capacitação continuada
De acordo com Jussara Aparecida de Souza Fernandes, diretora do Departamento Pedagógico, esta aula inaugural faz parte do processo de preparação das pessoas responsáveis por esta área dentro da Semed, as quais terão a incumbência de repassar as técnicas e conhecimentos aos educadores que tem ligação direta com alunos especiais. O grupo já participou de uma capacitação em Paranaíba e, na semana que vem, vão à cidade de Ilha Solteira (SP).
Para Jussara, a construção de sistemas educacionais inclusivos está orientada por ações de formação docente e pela organização do atendimento educacional especializado que visam à equiparação de oportunidades de desenvolvimento em todas as dimensões da vida, e para a efetivação destas propostas, é necessário a implantação da Capacitação Continuada de Educação Inclusiva, por isso convidamos vocês para participar conosco deste desafio, esclarece.
O programa, segundo Jussara, totaliza aproximadamente 507 horas/aula, sendo 236 destinadas aos professores da Educação Infantil e o restante para professores do ensino fundamental, direcionados à Reme, esclarece.
São considerados especiais, alunos portadores de deficiência auditiva, deficientes visuais – total ou com baixa visão -, deficientes físicos e com déficit de atenção e aprendizagem, que segundo informações do Departamento Pedagógico, é a classe de maior incidência no município, com uma média de sete alunos por sala.
Assessoria de Comunicação