A Secretaria de Educação e Cultura realizou nesta quinta-feira (17), no Centro Cultural Irene Marques de Alexandria, a aula inaugural do Curso de Formação pela Escola Mec.
O evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura, as coordenadora Estadual do Programa, Jane Baena Fernandes, da coordenadora do Núcleo Tecnológico Estadual, Marlúcia Salin Pelição, além dos diretores das Escolas Municipais.
Para Márcia Moura, secretária de Educação e Cultura, o Programa representa a seriedade e a grandiosidade dos projetos realizados. O Governo Federal lança os programas e participa o município que quer, explicou.
Segundo a secretária, Três Lagoas sempre tem participado das parcerias. A prefeita Simone Tebet (PMDB) garante a infra-estrutura em prol da qualificação.
Márcia enfocou que o Curso terá aulas presenciais e a distância. Isso aumenta a responsabilidade de quem faz o curso.
A secretária de Educação e Cultura ressaltou a importância da participação dos profissionais na Formação Continuada. Eles terão um melhor entendimento dos projetos, podendo administrar melhor as secretarias e as escolas, por que vão estudar as leis.
De acordo com Márcia Moura, o município tem se mostrado forte e produtivo no cenário nacional. Temos uma política que investe em cidadania.
Jane Baena Fernandes, coordenadora Estadual do Programas, destacou o empenho dos tutores durante o Curso de Formação. É importante que vocês cursistas não desanimem pelo fato do curso ser a distância.
A coordenadora informou que é um curso inédito. Vamos trabalhar as ações do FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e as aplicações dos recursos na escola, melhorando a administração escolar.
Urbano Rodrigues Azambuja, diretor da Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista e um dos cursistas, acredita que o Curso de Formação contribuirá com as questões administrativas. Tudo está relacionado e com o curso teremos conhecimento para gerenciar melhor a escola.
Cida Castro, coordenadora de área de inspeção do Departamento de Administração Escolar, informou que o Curso já tem 120 matriculados. Estes cursistas serão distribuídos em 3 turmas de 40 alunos.
Programa
O Formação pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social das ações educacionais financiadas pelo FNDE.
O curso é organizado em módulos de 40hs cada e compõe-se de: um módulo de Competências Básicas, com a temática o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação Básica e quatro módulos temáticos (PDDE, PNATE, Pli e PNAE), que poderão ser escolhidos conforme o interesse do participante.
No início e no final de cada módulo haverá encontros presenciais para socialização e troca de experiências.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO