A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (27), no auditório da AEMS, o lançamento da Campanha de Inverno de Combate a Dengue.
Além da prefeita Simone Tebet (PMDB), o evento contou com a presença de autoridades locais, secretários municipais, do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), do Senador Valter Pereira (PMDB), do Deputado Estadual Akira Otsubo (PMDB), do prefeito de Brasilândia Antônio de Pádua Tiago (PMDB), do presidente da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, Antônio Rialino (PMDB) e dos vereadores Tonhão (PV), Gil (PPS) e Jorginho (PSDB).
Durante a solenidade, a diretora de Vigilância e Saneamento da Secretaria de Saúde, Elenir Terezinha Neves de Carvalho falou sobre as características e o histórico da dengue no município e todas as ações desenvolvidas pela Secretaria para o combate à doença.
De acordo com a diretora, a formação espalhada dificulta o controle dos vetores. Mato Grosso do Sul registrou 71.451 casos de dengue e em Três Lagoas 3.469, explicou.
Elenir apresentou a Campanha de Inverno que será realizada nos próximos três meses.
Jorge Martinho, secretário de Saúde, ressaltou a importância de iniciar a campanha contra a dengue. Quero agradecer as ações efetivas e concretas por parte do Governo do Estado.
O secretário lembrou a epidemia sofrida pelo município e as dificuldades enfrentadas. Em anos anteriores o Estado de Mato Grosso do Sul deixou muito a desejar.
Martinho destacou que em seis meses do novo governo muitas ações concretas foram realizadas. Gostaria de testemunhar as ações efetivas que temos realizado para dar solução aos problemas mais sérios e específicos, comentou.
Jorge Martinho enfocou o trabalho realizado pela Secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi. Toda parte de mídia está assegurada pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, até março de 2008, informou.
O secretário de Saúde de Três Lagoas agradeceu a atuação do Governo estadual na distribuição dos recursos e na participação direta das ações.
Martinho finalizou ressaltando a importância do trabalho realizado pelos agentes junto aos moradores.
Giovanini Evelim Coelho, coordenador Geral do Programa Nacional de Combate a Dengue, do Ministério da Saúde, agradeceu o convite para o lançamento da campanha e para visitar Três Lagoas.
Coelho lembrou que o problema da dengue abrange uma política de Estado. A prefeita está de parabéns por tomar a iniciativa de enfrentamento da dengue.
Simone Tebet falou da presença do Governador no evento. Agora sim Três Lagoas tem não só um Governador, mas um pai político.
A prefeita enfocou as inovações implantadas para combater a dengue no município. Este é um evento técnico e não político. A mim só cabe dar as boas vindas.
Em seguida, Simone destacou a importância da campanha e das ações instrumentais. O mais importante é cada um de vocês. É o combate casa a casa, dia-a-dia. Iremos combater a dengue. Não sou eu que conto com vocês, é a população de Três Lagoas que conta, falou a prefeita aos 70 agentes de endemias empossados durante o evento.
O Senador Valter Pereira destacou a necessidade de iniciar a campanha no período de inverno. Eu tenho discutido sobre a dengue com muita gente e em muitos lugares, comentou.
Valter Pereira falou do sofrimento das pessoas em razão da dengue. Ficava imaginando como um mosquito tão pequeno causava tanto sofrimento. E acrescentou: Só quem teve dengue pode avaliar o tamanho do sofrimento que causa esta patologia.
Para o Senador, a Campanha de Inverno de Combate a Dengue deve servir de espelho para os prefeitos de Mato Grosso do Sul e de todo o país. Fiz questão de convocar o Governador André a estar comigo hoje em Três Lagoas para acompanhar este evento.
O Senador parabenizou a prefeita, o secretário de saúde e todos os agentes que trabalharam no combate a dengue. O programa é modelo e vai contribuir para diminuir o sofrimento das pessoas. Aqui está se adotando uma tática de guerra. Uma estratégia, um planejamento.
O governador André Puccinelli recordou a epidemia que o Estado passou e agradeceu o Ministério da Saúde pela parceria. O Estado precisa se fazer presente. Temos por obrigação.
André Puccinelli enfocou a iniciativa política do município em investir na saúde. Que os agentes de endemias vençam a dengue e a leishmaniose. Só não vou vencer a corintianite, que insiste em tentar azedar o meu governo santista, brincou o Governador, que é torcedor do Santos Futebol Clube.
Investimentos
Durante o evento, a prefeita Simone Tebet anunciou a reforma do CEM _ Centro de Especialidades Médicas, o último prédio público que faltava ser reformado. Estou determinando que em 60 dias seja apresentado o novo projeto de reforma do CEM.
Simone também anunciou a construção da Clínica da Criança. Desculpe-me as mulheres, mas será mais bonita que a Clínica da Mulher.
De acordo com a prefeita R$120 mil já foram autorizados para a construção da clínica.
Posse
Durante o lançamento da Campanha de Inverno de Combate a Dengue 70 agentes de endemias, aprovados no processo seletivo realizado no início do ano foram empossados.
Os agentes estão passando por uma qualificação e devem iniciar os trabalhos no dia 1º de agosto, visitando as casas e levando informações sobre a dengue aos moradores.
Os profissionais também divulgarão a lei nº. 2122/06 que permite a multa para o morador que for reincidente na inadequada limpeza dos quintais e terrenos baldios.
Assessoria de Comunicação