A Secretaria de Saúde inicia no próximo sábado (25) a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A meta de imunização, estabelecida pelo Ministério da Saúde para este ano, é de alcançar 80% de cobertura, o que em Três Lagoas corresponde a 7.500 idosos.
Durante a Campanha, que será estendida até o dia 8 de maio, serão disponibilizados 18 pontos de vacinação, com prioridade de atendimento para pessoas a partir dos 60 anos de idade. De acordo com o setor municipal de Imunização, até o ano de 2007 a meta mínima estabelecida pela Política Nacional do Idoso, para a cobertura vacinal, era de 70% da população alvo. Em 2008 essa meta foi ampliada para 80%, sendo alcançada a vacinação de 5.610 idosos (63%).
Para o ano de 2009, a vacinação de outros grupos deverá ser desencadeada somente quando a avaliação demonstrar que a cobertura da população idosa foi alcançada. Conforme o setor de Imunização, a vacina contra a gripe está disponível durante todo ano, nas Unidades Básicas de Saúde.
Os pacientes acamados podem entrar em contato pelo telefone 3929-1240 para a realização de vacina em suas residências.
Política Nacional do Idoso
Em 1994, a Lei 8.842 criou a Política Nacional do Idoso, regulamentada pelo Decreto 1.948/96, enfatizando ações de prevenção que assegurem os direitos sociais dos maiores de 60 anos, criando então melhores condições para autonomia e integração na sociedade dessa faixa etária.
Atualmente, uma das grandes preocupações da saúde pública é o envelhecimento da população. A qualidade de vida dessa faixa etária é um objetivo a ser perseguido, considerando que a sua saúde é resultado da interação entre condições física e mental, independência financeira, capacidade funcional, suporte familiar e social. As causas de morte nessa população, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, seguem um mesmo padrão, com redução gradual da mortalidade por doenças infecciosas, dando lugar às crônicas e degenerativas, às isquêmicas cardíacas e cardiovasculares, às neoplasias e às doenças respiratórias.
Vírus influenza ou gripe
A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. O vírus influenza rapidamente se dissemina, sendo responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.
O vírus influenza é transmitido por aerossol ou gotículas contaminadas durante a fala, espirro ou tosse, originado por indivíduos infectados. A pessoa infectada é capaz de transmitir o vírus dois dias antes do aparecimento dos sintomas até sete dias após a doença instalada.
A vacina contra a gripe não deve ser administrada em pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, assim como, a qualquer componente da vacina.
LOCAIS DE VACINAÇÃO DIA 25 DE ABRIL
Horário de funcionamento das 8h às 17h:
Bar gaivota (bar da d. Benedita) no bairro Jupiá
UBS Vila Alegre
ESF Vila Piloto (Estratégia Saúde da Família, antigo Programa Saúde da Família)
UBS Miguel Nunes
ESF Paranapungá
UBS Santo André
UBS Interlagos
UBS Santa Luzia
ESF Vila Haro
UBS São Carlos
ESF Santa Rita
CEM – Centro de Especialidades Médicas
Unidade de Saúde de Arapuá
LOCAIS COM FUNCIONAMENTO DAS 8H ÀS 12h:
– Supermercado Passarelli (Vila Nova)
– Escola Maria Eulália Vieira (Jardim Alvorada)
– CEI Nossa Senhora Aparecida (Bairro Nossa Senhora Aparecida)
– Pronto Atendimento Básico Clodoaldo Garcia (Colino)
HORÁRIO DAS 6H ÀS 12h:
– Feira Na Avenida Prefeito Rosário Congro
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO