A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, por meio do CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente realizou nesta segunda-feira (8) o lançamento oficial da Campanha Criança e Adolescente! Prioridade Absoluta!.
Estiveram presentes no evento: a presidente do CMDCA de Três Lagoas, Vera Lúcia Reno, a presidente do Conselho Tutelar, Elizete Quintino, a representante do Ministério Público, Sebastiana Garcia Vitória, a secretária de Assistência Social, Altamira de Oliveira Campos, o representante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, 2º Tenente André Cardoso Severino, e os vereadores Guerra (PMDB) e Tonhão (PPS).
Para abrir a solenidade o Grupo de Capoeira Memória fez apresentações culturais com suas crianças e realizou uma demonstração do esporte que elas praticam através da SEJUVEL – Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Logo após o psicólogo com pós graduação em psicologia social pela Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS, ministrou uma palestra falando sobre o tema e o objetivo dessa campanha.
O CMDCA elaborou e pretende desenvolver essa campanha, em prol das ações que combatem a violação dos direitos da criança e do adolescente. Nestas ações se faz presente a união de esforços de entidades e sociedade civil organizada no sentido de ampliar a proteção necessária ao menor de idade.
Segundo a secretária de Assistência Social, Altamira de Oliveira Campos, é preciso que toda a sociedade tenha vontade e conscientização para melhorar o índice de violência contra o menor. O ser humano tem por obrigação denunciar esse tipo de violência, não basta só falar mas não planejar as ações, disse.
Objetivo
O objetivo desse projeto é de sensibilizar e conscientizar a população quanto ao enfrentamento ao abuso, exploração sexual, violência e prostituição infantil, incentivar a sociedade no combate a exploração do trabalho infantil, mobilizar a população quanto a proibição da venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes, apoiar as medidas de proteção incentivando a adoção legal e enfatizar o direito ao respeito e integridade física da criança e do adolescente buscando combater a violência doméstica.
Estamos aqui lutando contra a violência infantil, e é para isso que apoio essa campanha, afirmou o vereador Guerra.
Os parceiros dessa campanha são: o Conselho Tutelar, o COMCEX, o Ministério Público, o Projeto Sentinela, o Projeto Agente Jovem, o Projeto Valorização da Criança e Adolescente, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária. A divulgação será feita através de cartazes, panfletos, faixas, outdoor, transportes e filmes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO