A Prefeitura de Três Lagoas em conjunto com o CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescentes de Três Lagoas realizou, nesta sexta-feira (29), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve início as 7 h da manhã no Suvinir Buffet e se estendeu até as 17 h.
Compuseram a mesa diretiva da conferência o vice-prefeito Luiz Akira (DEM), o vereador José Augusto Morila Guerra, o representante do Ministério Público, Sidnei Ferreira Ribeiro Junior, o comandante da Polícia Rodoviária Federal, Sylvio Costa Neto, o diretor da Unidade de Internação – UNEI de Três Lagoas, representantes do Programa de Erradicação Infantil PETI e Sindicato dos empregados do Comércio de Três Lagoas e a presidente do CMDCA, Vera Lúcia Rodrigues Reno.
Quero parabenizar a todos e dizer que sou testemunho da luta do CDMCA para com a criança e o adolescente em nosso município. Espero que com essa conferência possa aumentar a inclusão social e melhorar a vida familiar dessas crianças e adolescentes treslagoenses, avaliou o vice-prefeito Luiz Akira.
Profissionais da área discursaram e após apresentações culturais, abriram espaço para leituras e aprovações do regimento.
Com o Tema Concretizar Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Um Investimento Obrigatório, a palestrante Dalva Aparecida da Silva Sunada apresentou suas idéias e ressaltou maneiras de beneficiar o CMDCA na cidade.
Viemos aqui para discutir situações que vivemos no dia a dia, em prol dos direitos da criança e do adolescente. Agradeço a todos que estão aqui e que se envolveram com a causa. Agradeço também a Deus pela oportunidade, e que ele ilumine a todos para que possamos continuar sempre com esse trabalho de ajudar ao próximo, declarou Sidnei Ferreira, representante do Ministério Público.
Na seqüência iniciaram as discussões sobre os eixos temáticos, sendo eles: Sistema nacional de atendimento Sócio-educativo (SINASE), marco regulatório do atendimento sócio-educativo, Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, marco regulatório da Política de Proteção e Orçamento da Criança e Adolescente: Garantia de Direitos.
Três lagoas é considerada uma cidade de médio porte, e com o grande desenvolvimento que vem ocorrendo nos últimos anos, surge a necessidade de aumentar os serviços para a criança e o adolescente.
Nós desejamos construir juntos essa nova etapa com a participação de toda a população e autoridades, afirmou Vera Lúcia Rodrigues Reno.
Após o almoço foram realizados trabalhos em grupo e apresentações das propostas e moções para o CMCDA.
No final dos trabalhos os participantes elegeram os delegados que representarão o CMCDA na conferência estadual. Evento que será realizado em agosto na cidade de Campo Grande.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO