A Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente COMCEX realizou na manhã desta quinta-feira (13), no CRASE Coração de Mãe, uma reunião sobre a Campanha de Mobilização e Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, entre os dias 17 e 26 de maio.
Segundo a coordenadora da COMCEX, Janayna Garcia Bardi, a campanha de mobilização é referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil, 18 de maio: iniciaremos a campanha de mobilização no dia 17 de maio com uma palestra do pediatra José Augusto Guerra, às 19h no CRASE. Após a palestra, será assinado o protocolo de intenções com as diretrizes da gestão 2010-2012, ressaltou Janayna.
Farão parte da mobilização os representantes de toda a rede de atendimento à criança e adolescente: Polícia Militar, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Civil, APAE, Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer – SEJUVEL, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Candeia, Delegacia da Mulher, Faculdade Uniderp, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, Conselho de Saúde, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho de Segurança, Faculdade AEMS, Missão Salesiana, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rotary Clube, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Conselho do Comade, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, CMDCA, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Promotoria, e Lions Clube.
Agenda
No dia 18 de maio funcionários do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS farão panfletagem no centro da cidade.
Durante a semana também haverá panfletagem, orientações e abordagem.
Dia 26 de maio, passeata de encerramento da campanha em parceria com o SESC às 8h da Igreja matriz até a Praça Senador Ramez Tebet.
Caso Araceli
O 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil. A data, instituída em 2000 pela Lei 9.970, faz alusão a um crime ocorrido há 27 anos, no Espírito Santo, quando Araceli Cabrera, então com oito anos, foi violentada e assassinada e os criminosos continuaram impunes.
Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.
O objetivo da Campanha é derrubar o muro do silêncio em torno da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes, sustentado pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores. A Campanha visa uma grande mobilização social, convocando a atenção da sociedade para a situação de crianças e adolescentes na exploração sexual e a responsabilidade de todas e todos em combater este crime.
Com informações do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO