
‘O Conselho é formado por representantes da Administração Pública Municipal e representantes da sociedade civil. A gestão é de dois anos, durante os quais, cabe ao conselho estimular a democratização e descentralização das atividades de produção e difusão culturais no Município.
Além da posse, a prefeita Simone indicou a secretária de Cultura, Márcia Moura, como presidente do Conselho. Simone fez questão de esclarecer que nenhum membro será remunerado por pertencer ao conselho.
Estou muito feliz e orgulhosa em dar posse a este grupo. Agora, além de ter a primeira Secretaria Municipal de Cultura do Estado, temos também um conselho para coordenar e gerenciar a cultura no município, disse a prefeita.
Após a posse, a presidente Márcia Moura agradeceu a administração municipal e pediu união dos membros para inovar na cultura da cidade. Queremos união e vamos buscar parcerias público-privadas para a realização de projetos, disse.
Conselho de Cultura
O Conselho de Cultura atende cumprimento à Lei municipal nº 1991, sancionada pela prefeita Simone Tebet (PMDB), na quinta-feira (06). O Conselho é um órgão colegiado, destinado a garantir o pleno exercício dos produtores culturais e acesso do cidadão às fontes de cultura.
Os membros foram escolhidos através de eleição, por voto secreto. O resultado da eleição como titulares: Divina Araújo Almeida de Assis, Jesus Hernandes Martins, Ronie Rostter de Queiroz e Paulo Soares Camargo. Suplentes: Cleuza Agustinho Cocato, Alan Fontoura, Valquíria Tereza Zardetti e Edvaldo Felix Pereira.
Da administração pública foram escolhidos os titulares: Ana Maria Moreira, Maria Aparecida Mariano da Silva, Divalma da Costa Leal Souza e Fayez José Rizk. Suplentes: Luiz Carlos Relíqueas, Nilo Capelo Sobrinho, Inozemar de Souza Fraga e Sonia Lucia dos Santos.
Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura possui natureza consultiva e, no âmbito da Administração Pública, tem por finalidade própria auxiliar o Executivo Municipal na formulação da Política Municipal de Cultura, bem como acompanhar a execução dos seus planos, programas e projetos.
Compete ao conselho as seguintes atribuições:
Estimular a democratização e descentralização das atividades de produção e difusão culturais no Município, visando garantir a cidadania cultural como direito de acesso e fruição dos bens culturais, de produção cultural e de preservação da memória histórica, política e artística
Promover a discussão e acompanhar a implantação da Política Municipal de Cultura