
A escola Municipal Eufrosina Pinto realizou na tarde desta quarta-feira (13/12) a formatura dos alunos do Proerd o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O programa, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar vem sendo desenvolvido desde 1997.
De acordo com o sargento Jefferson Barbosa de Paula, o trabalho é feito com aulas interativas. São 17 aulas realizadas por policiais treinados em um curso. Nas aulas a gente não apresenta nenhum tipo de droga, só simulações, esclareceu o sargento.
Atualmente três policiais são responsáveis pelo trabalho no município. Os temas abordados visam incentivar as crianças a superarem os problemas em suas vidas. São abordados temas como auto-estima e alternativas positivas, incentivando-os a resolverem os principais problemas de suas vidas nas situações de desentendimento. E a droga é um fator que contribui para que o desentendimento se torne diretamente em violência, ressaltou Jefferson.
Para Carolina Tobar de Lima, 10 anos, participar do programa foi muito importante. Gostei de participar e aprendi que não posso usar drogas. Devemos obedecer nossos pais, professores, todas as pessoas mais velhas, falou Carolina.
O programa atende crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Em 2006, cerca de 1800 crianças participaram, recebendo formação preventiva de combate às drogas e à violência.
Para o soldado André Luiz Francisco, um dos pontos positivo do programa está na mudança de comportamento da criança. Os próprios pais falam dos resultados. Na semana passada um pai fez questão de informar sobre a melhoria do filho, destacou Francisco.
A secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura, participou da solenidade e agradeceu a participação dos alunos e dos policiais. Ela ressaltou a importância do Proerd e do reconhecimento nacional que o programa está ganhando.
Márcia informou que a escola passará por reformas no período das férias, de forma a melhorar o ambiente para alunos e professores.
Os alunos que participaram do programa receberam certificados e camisetas.
Já está confirmada também a continuidade do Proerd no próximo ano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO