O Programa DST/AIDS, da Secretaria de Saúde de Três Lagoas, estará disponibilizando testagem e aconselhamento itinerante.
O CTA Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante foi equipado em uma Van, com o objetivo de facilitar o acesso aos exames que detectam se o indivíduo é portador de doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a enfermeira Alexandra Nunes de Souza, coordenadora do Programa DST/AIDS, as pessoas não gostam de ir aos postos para fazerem os exames. Uma das grandes desculpas que as pessoas dão é o preconceito em deixar o trabalho para ir coletar o material e depois buscar o resultado. A Van facilitará isso, avaliou.
Alexandra informou que a Van do CTA itinerante irá até as empresas, indústrias, zona rural, bairros, casas noturnas, entre outros, levando informações sobre as doenças e coletando o material para análise clínica. Vamos fazer as palestras e a Van vai junto para fazer os exames. Outra ação que teremos é o retorno para levar o resultado do exame.
A coordenadora informou que o DST/AIDS tem seu laboratório. Os exames não estão condicionados a um pedido médico. Os exames fazem parte da rotina de serviço do programa. São realizados exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
Alexandra lembrou que só cole o sangue para fazer todos os exames juntos. A pessoa vai de forma voluntária e sigilosa.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO