A Administração Municipal, por meio do Departamento de Cultura encerrou 2013 com aproximadamente 40 cursos gratuitos oferecidos para a população, nas mais variadas áreas do setor, com a participação de 8 mil alunos.
Durante o ano, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades nas áreas da música, dança, teatro, circo, artes e ecomoda. “O ano que passou foi muito satisfatório para as pessoas que se dedicam à arte e à Cultura em Três Lagoas”, destacou a diretora de Cultura, Vickie Vituri.
Para 2014, a diretora Vickie Vituri destacou a intenção da Administração Municipal em ampliar os cursos nos bairros da Cidade. “Vamos trabalhar para oferecer uma variedade ainda maior de cursos nos bairros periféricos para aquelas pessoas que não podem se deslocar aos locais onde já desenvolvemos os projetos”.
Vickie explicou ainda que as atividades dos núcleos de Dança, Música, Artes Plásticas, Teatro e Circo é voltada para um público com idades entre 3 e 80 anos. “Com os nossos cursos atingimos uma média de 8 mil alunos distribuídos nas aulas no saguão da antiga Prefeitura, escolas municipais, bairros da Cidade, Distrito de Arapuá, presídios semiaberto e segurança média (masculino e feminino), nos Centros de Educação Infantil – CEI’s e casas de recuperação de dependentes químicos”.
DEPOIMENTOS
Aluna de violino há dois anos, Laiane Souza Araújo falou sobre como é participar das aulas. “É muito bom porque você se solta com a música. No começo era bem difícil antes das apresentações, ficávamos ansiosos, mas agora é bem mais tranquilo e os ensaios são bem rigorosos para ficarmos afinados durante as apresentações”, disse.
Laiane também deixou uma mensagem para aqueles que têm vontade de aprender a tocar algum instrumento musical. “Se você quiser aprender é só procurar o Departamento de Cultura que eles irão te acolher e você vai gostar muito”, acrescentou Laiane.
Aluna da Orquestra Sinfônica, Raquel Santos Gouveia, contou como foi seu primeiro contato com a música. “Quando era criança morei em um seminário teológico com muitos cursos de música e canto. Tinha uma pessoa que tocava violino e desde pequena dizia ao meu pai que também queria aprender a tocar”.
Sobre as aulas, Raquel destacou o aprendizado durante os quase três anos de curso. Você passa a entender mais sobre música, passa a senti-la bem dentro do seu coração, além de fazer muito bem para alma. Traz paz e calma”, concluiu Raquel.
Além do incentivo nas aulas, os pais também marcam presença nas apresentações. “É um orgulho, além de ser muito importante para que nossos filhos sejam alguém na vida. Quem sabe até uma professora de música ou dança?”, ressaltou Rita de Cássia Carvalho Xavier, mãe de uma menina de 11 anos que frequenta aulas de violino e Ballet.
CURSOS DESENVOLVIDOS EM 2013
– Flauta doce: acima de 7 anos
– Flauta transversa: acima de 10 anos
– Saxofone: acima de 10 anos
– Trompete: 10 anos
– Violão erudito: 12 anos
– Viola caipira: 10 anos
– Violão popular: 18 anos
– Baixo elétrico: 12 anos
– Violino: 7 anos
– Viola de arco: 7 anos
– Violoncelo: 12 anos
– Baixo acústico: 14 anos
– Acordeon: 10 anos
– Teoria e percepção musical
– Bateria: 10 anos
– Coral doce em canto (desenvolvido nas escolas municipais)
– Bandinha rítmica (desenvolvida em 15 CEI’s)
PROJETO ABRACINHO CULTURAL EM ARAPUÁ
– Flauta doce
– Coral
– Violão popular
PROJETO AÇÃO, CULTURA E CONVÍVIO
(DESENVOLVIDO NO PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÉDIA)
– Acordeon
– Violão popular
CULTURA NOS BAIRROS
(DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MARLENE NORONHA, PARQUE SÃO CARLOS, MARIA DE LOURDES E RAMEZ TEBET)
– Hip Hop
– Violão popular
– Percussão
CURSOS DO NÚCLEO DE DANÇA
– Ballet
– Dança Country
– Dança de salão
– Street dance
CURSOS DO NÚCLEO DE TEATRO
– Núcleo crianças e adolescentes
– Núcleo adulto
– Núcleo contação de histórias
– Núcleo jovem
ESCOLA MUNICIPAL DE CIRCO E TEATRO: 12 ALUNOS
NÚCLEO DE ARTES E ECOMODA
– Curso de desenho artístico: 30 alunos
Assessoria de Comunicação