A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou hoje (9) uma confraternização com as alunas para a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de panificação e salgados, fornecidos pela Prefeitura, através da Secretaria. Simone Tebet (PMDB) esteve presente para prestigiar a comemoração. Todos os convidados puderam também degustar os pratos ensinados durante o curso e produzidos pelas alunas.
As aulas foram ministradas por Silvia Martins Costa e cada curso teve carga horária de 42 horas nos períodos matutino e vespertino. As alunas fazem parte do projeto Colo de Mãe e do Programa de Apoio à Família (PAIF). Segundo a diretora da Secretaria, Lúcia Firmino, 52 mulheres concluíram os cursos. O objetivo é ensinar uma profissão para que as participantes possam melhorar sua renda, disse.
Confraternização
A confraternização foi iniciada com uma oração, e em seguida as alunas encenaram uma peça teatral para ilustrar um pouco do seu cotidiano e da importância do curso para a renda familiar. Conduzidas por Lúcia, duas participantes deram depoimentos sobre as aulas.
Laura Aparecida da Costa, que aprendeu a fazer salgados, disse que já dispensou algumas encomendas. Ainda não tenho estrutura na minha casa para uma grande produção, revelou. Apesar da grande quantidade de trabalho Laura explicou que sempre gostou de cozinhar e está muito feliz com o auxílio financeiro que a venda dos produtos lhe proporciona.
Luzia Ferreira da Silva começou a vender pães antes mesmo das aulas terminarem. Agradeço a nossa instrutora e a Prefeita Simone pela oportunidade e pelo incentivo, disse. Ela complementou que trabalhando dentro de casa pode cuidar dos filhos sem deixá-los aos cuidados de estranhos.
Sobre as mulheres
Simone disse às alunas que cada uma tem uma missão. Talvez hoje a minha seja um pouco maior, que é ajudar vocês. Ela salientou que os cursos simbolizam os primeiros passos para elas melhorarem a renda familiar e com isso suas vidas.
A prefeita deixou também uma mensagem de incentivo às participantes. Nós mulheres nascemos guerreiras, mas somente com amor, fé e luta podemos vencer na vida.
Simone concluiu dizendo que o mérito das aulas é fruto do trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social e recomendou às mulheres que procurem a Secretaria sempre que necessário.
Assessoria de Comunicação