O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, na tarde desta quinta-feira (28), no Anfiteatro da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus I, o lançamento Oficial dos projetos que passam a fazer parte da grade de atividades artísticas e culturais da Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura.
Durante a solenidade, dois novos projetos foram lançados, o Projeto Atos Dançando na Escola, e o Projeto Bandinha Rítmica nas CEI´s.
Durante o lançamento dos projetos, ainda foram abertos oficialmente os trabalhos da Oficina de Canto Coral.
Os novos projetos tem por objetivo propiciar à comunidade de Três Lagoas e Região, um ambiente de pleno envolvimento com as atividades artísticas e culturais.
Queremos cada vez mais aproximar a comunidade das atividades culturais e possibilitar à população o acesso à cultura o que significa contribuir com o crescimento de cada cidadão, ressalta a coordenadora dos Projetos, Cidinha Mariano.
O Secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, acompanhou o lançamento dos projetos disse estar satisfeito com as iniciativas do Departamento de Cultura.
Nossa equipe tem trabalhado muito com o intuito de proporcionar cultura não só as nossas crianças e adolescentes, mais sim a toda população. Estou muito satisfeito com os resultados obtidos, enfoca o secretário.
Experiência Internacional
Durante o lançamento dos projetos, foi apresentado à população o Maestro e arranjador de renome Internacional, Alexandre Zilahi que vai ministrar a Oficina de Canto Coral.
O maestro, que está na cidade pela segunda vez, veio a Três Lagoas exclusivamente para dirigir a Oficina.
Zilahi ficará na cidade até sábado. Nesse período ele vai repassar aos alunos da Oficina de Canto Coral um pouco de seu vasto conhecimento na área.
Esses Projetos que estão sendo oportunizados pela Secretaria de Cultura e Educação à população são uma ótima oportunidade dos participantes terem um encontro com a cultura. Em um momento que o Brasil vem sofrendo com a ausência da música nas escolas, as portas que se abrem para a cultura devem ser exploradas o máximo possível. Aqui vamos ter a oportunidade de mostrar a todas a boa música, minimizando um pouco a questão do ouvido regredido, explica o maestro.
Durante o trabalho realizado por Zilahi, serão ministradas aulas de técnica vocal, montagem de repertório novo e específico além das músicas tradicionais de Natal, canto e prática de coral, além de todo o aspecto cênico.
Novos Projetos
Os projetos Atos Dançando na Escola Hip Hop e Street Dance e
Bandinha Rítmica nas CEI´s, serão os novos projetos incluídos no cronograma do Departamento de Cultura.
Os professores que ficarão responsáveis por cada projeto, já foram apresentados a comunidade. Alguns deles puderam até mostrar um pouco do trabalho desenvolvido através de apresentações artísticas.
Esses dois projetos são voltados para os alunos das escolas da REME (Rede Municipal de Ensino).
O Primeiro visa a implantação do estilo HIP HOP, incluindo o Strteet Dance como forma de estabelecer uma ligação entre a educação formal e o uso de instrumentos diversificados para uma melhor significação na aprendizagem, ficando sob a responsabilidade do professor fazer a mediação entre as atividades cognitivas culturais e artísticas.
O segundo, tem como objetivo principal, realizar a iniciação musical com as crianças dos Centros de Educação Infantil, trabalhando especificamente ritmo, a educação vocal e um repertório infantil voltado a recuperação das cantigas de roda e músicas folclóricas infantis.
Vamos levar aos alunos alegria, pois música é alegria. Através da música conseguimos obter resultados positivos na formação de nossos futuros cidadãos, finaliza o Maestro.
Assessoria de Comunicação