A Diretoria de Cultura, ligada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, acompanhou a Folia de Reis realizada na última sexta-feira (06) no bairro Vila Haro em Três Lagoas com a participação da comunidade local. A Folia de Reis continua no dia 14 de janeiro, no mesmo bairro às 19h.
Na oportunidade, o diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes, conversou com Hélio José Muniz, mestre de Folias de Reis há 23 anos, e ressaltou que em breve deve agendar uma reunião com todas as campainhas de Folia de Reis da Cidade. “Meu intuito é buscar dar mais apoio a essa tradição a fim de recuperá-la, afinal Três Lagoas já foi conhecida pelas grandes Folias da Reis”, comentou.
Hélio, por sua vez, agradeceu a presença da Diretoria de Cultura e destacou a importância da festa entre os cristãos. “A Folia de Reis representa os três reis magos, que foram visitar Jesus Cristo no nascimento, foram pessoas muito importantes no Natal com os presentes que levaram a Cristo”, afirmou.
Você conhece a festa?
A Folia e Reis é uma festa tradicional de grande importância em países latino-americanos, por ser tradicionalmente europeia e ser parte do movimento de colonização da América. A festa era tida como um auto cênico, no feudalismo europeu, principalmente no campo.
Com a chegada dos portugueses no Brasil, a Folia de Reis, antes conhecida como Dia dos Santos Reis, foi utilizada para a catequização dos nativos e continuou tendo muita importância principalmente no Nordeste do Brasil. A festa católica é até mesmo tema de música de artistas renomados como Tim Maia.
Três Lagoas é uma cidade colonizada por portugueses, portanto recebeu influências da tradicional comemoração. Segundo o diretor do Departamento de Cultura e historiador, Rodrigo Fernandes, “A Folia e Reis é uma festa que possui uma permanência cultural sem sincretismo e permanece no cenário religioso e memorial coletivo”.
Diretoria de Comunicação