A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS e o curso de Enfermagem da UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciaram na última quinta-feira (13) o Projeto de Educação Sexual nas Escolas.
O projeto capacitará 1300 alunos do 5º ano das escolas municipais, com o objetivo de fortalecer as crianças no desenvolvimento da sua sexualidade, esclarecendo possíveis dúvidas.
De acordo com a enfermeira Alexandra Nunes de Souza, coordenadora do Programa DST/AIDS, é o segundo ano que o projeto está sendo desenvolvido. A novidade deste ano está na parceria com a UFMS, que está ajudando a desenvolver em sala de aula.
A enfermeira enfocou a importância do projeto e a participação dos alunos. A receptividade tem sido muito boa. Estão prestando atenção e tirando as dúvidas.
Alexandra ressaltou que os alunos estão recebendo preservativos. O nosso objetivo é mostrar que não precisa ter pressa. Sexo é para a vida toda. Precisa encontrar a pessoa certa, no momento certo e que é um passo muito importante na vida, alertou.
Durante as palestras, os alunos recebem informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e de gradivez inoportunas.
As palestras já foram realizadas nas escolas Presidente Médici, Filinto Muller, Gentil Montalvão e Diógenes de Lima. Até o dia 15 de outubro todas as escolas da rede devem receber o projeto.
Dúvidas
O Programa Municipal de DST/AIDS está a disposição para oferecer atendimento de orientação, distribuição de preservativos e teste para HIV/AIDS, de graça e com sigilo. Outras informações podem ser obtidas no CEM, Avenida Clodoaldo Garcia, 280, ou pelo telefone 3929-9893.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO