A Secretaria de Saúde de Três Lagoas realizou nesta quinta-feira (18), no prédio do Hemonúcleo, uma reunião com os revendedores de pneus, fabricantes e donos de borracharias para definir a efetivação do Ecoponto.
Durante a reunião, a diretora Departamento de Vigilância e Saneamento, Elenir Neves de Carvalho, anunciou que o Ecoponto localizado próximo ao CCZ Centro de Controle de Zoonoses será inaugurado no próximo dia 5.
Participaram do evento o promotor público Antonio Carlos Garcia de Oliveira, a diretora Departamento de Vigilância e Saneamento, Elenir Neves de Carvalho e o chefe de gabinete, Germano Molinari.
De acordo com a diretora de Vigilância e Saneamento, Elenir Neves de Carvalho, foram convidados 44 donos de borracharia e revendedores para participarem da discussão sobre as providências a serem tomadas quanto ao recolhimento dos pneus inservíveis.
Entre os assuntos abordados estava a definição das responsabilidades e segurança do Ecoponto.
O promotor Antônio Carlos explicou que a responsabilidade dos pneus inservíveis é dos revendedores e borracheiros.
Antônio Carlos comunicou que todos os revendedores de pneus do município serão notificados para que compareçam a uma reunião na Promotoria, onde serão definidas as escalas de recebimento dos pneus.
Após o recolhimento dos pneus, a ANIP Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, por meio de convênio de cooperação mútua com a Prefeitura, dará o destino final ao material armazenado no Ecoponto.
Barracão
A Prefeitura de Três Lagoas e a ANIP assinaram em agosto de 2007 um convênio de cooperação mútua com o objetivo de dar um destino correto para os pneus que estão em terrenos baldios, acumulando lixo e água parada, contribuindo para a proliferação do mosquito da dengue, poluindo córregos, lagoas e entupindo galerias de águas pluviais.
Com o convênio, a Prefeitura construiu um barracão de 200m², devidamente coberto, telado nas laterais e com portão galvanizado para segurança.
Segundo Elenir, a Prefeitura cumpriu com o convênio. Foi construído um barracão, local correto para a armazenagem dos pneus inservíveis.
O barracão tem capacidade de estocar aproximadamente 1.800 pneus grandes (de caminhão) ou 15.000 pneus pequenos (carro de passeio).
A construção está localizada próxima ao CCZ, no Distrito Industrial, facilitando o acesso às principais rodovias.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO