
A ampliação atende a determinação da prefeita Simone Tebet (PMDB), que visa fornecer educação de qualidade ao maior número possível de crianças.
Além das 425 novas oportunidades na Educação Infantil, outras 410 vagas foram destinadas para o Ensino Fundamental. Para atender a demanda do ensino de jovens e adultos, foram criadas 700 vagas no Programa de Aceleração da Aprendizagem.
Em 2005, foram registradas 8.602 matrículas iniciais. Este ano, o número saltou para 9.068. No ensino fundamental, em 2005, foram efetuadas 5.651 matrículas, enquanto que, em 2006, foram 6.404.
A ampliação está sendo possível graças à aquisição, ampliação e construção de novas unidades de ensino, aliado à capacitação continuada de professores e funcionários administrativos das 14 escolas e 09 centros de educação infantil.
Novos CEIs
Em 2006, a Administração Municipal priorizou a Educação Infantil, aumentando o atendimento de 1.107 crianças (0 a 6 anos) em 2005 para 1.743 em 2006, através da criação de um novo Centro de Educação Infantil e ampliação de outros.
No Jupiá foi criado um novo Centro de Educação Infantil, que está atendendo 76 crianças de 3 a 6 anos de idade. No Bairro Nossa Senhora Aparecida, o Centro de Educação Infantil passou a funcionar no prédio onde funcionava a Escola Eufrosina Pinto, o qual está sendo totalmente reformado e ampliado para atender as exigências legais. Desta forma o Centro aumentará seu atendimento de 129 para 470 crianças de 0 a 6 anos de idade.
Na Vila Piloto, mais precisamente no Centro de Educação Infantil Jaci Cambuí, estão sendo construídas mais duas salas de aula, o que aumentará seu atendimento em mais 100 crianças, de 3 a 6 anos de idade.
Também já teve início a construção de um novo Centro de Educação Infantil no Jardim Novo Alvorada que atenderá mais 250 crianças. Isso representa dobrar o atendimento dos CEIs.
No final de 2005, com a aquisição do prédio da Escola Anglo, foi possível a mudança das instalações da Escola Municipal Eufrosina Pinto, o que possibilitou a ampliação do ensino fundamental, atendendo salas de 5ª. série, e no período noturno, o desenvolvimento do Programa de Aceleração da Aprendizagem.
A Escola Municipal São João ganhará mais uma sala de aula, enquanto outras duas já foram construídas na Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, esta última uma antiga reivindicação da comunidade local.
Na Escola Joaquim Marques de Souza, no bairro Vila Alegre, foi colocada à disposição da comunidade mais uma turma de 5ª série, e criadas duas de 6ª série.
Na zona rural, está sendo construída uma nova escola no Distrito de Garcias, denominada Elba Garcia Latta, com quatro salas de aula e capacidade para 200 alunos.
Acelerando a aprendizagem
Mudanças significativas também ocorreram no atendimento à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com o objetivo de proporcionar melhores condições para o aluno com distorção idade/série, superando a pedagogia da repetência e evasão, resgatando a funcionalidade social da escola e da auto-estima, foi implantado na Rede Municipal de Ensino o Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA), oferecendo 700 vagas no período noturno.
As escolas municipais que disponibilizam o PAA são: Eufrosina Pinto, Parque São Carlos, Joaquim Marques de Souza, General Nelson Custódio de Oliveira e Flausina de Assunção Marinho.
Assessoria de Comunicação