A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) prestou uma homenagem aos familiares e amigos do saudoso Elson Lot Rigo na manhã desta quinta-feira (5).
O evento foi realizado na Escola Municipal, que através de Decreto assinado pela prefeita Marcia Moura, em setembro de 2011, denominou a Escola Municipal Jardim Oiti (, anteriormente como extensão da Escola Municipal Senador Filinto Müller), de Escola Municipal Professor Elson Lot Rigo.
Fizeram parte da mesa de honra a prefeita Marcia Moura (PMDB), a diretora da Escola Municipal Professor Elson Lot Rigo, Marli Aparecida dos Santos, os secretários municipais Mário Grespan (Educação e Cultura), Sávio Bernardes (Esportes, Juventude e Lazer), Marco Garcia (Desenvolvimento Econômico), Estevão Palma (Meio Ambiente), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social, Cidadania e Trabalho), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTED) de Três Lagoas e Selvíria, Maria Diogo, o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Eurídes Freitas, a esposa do homenageado, Narcisa Aparecida Jeremias Rigo e Rubens Lot Rigo, irmão do saudoso professor Elson.
Em sua fala, a diretora da Escola agradeceu a todos os presentes e falou sobre o exemplo deixado pelo homenageado aos profissionais da Educação. Falar do Elson é muito gratificante porque me espelho em sua luta democrática pelos nossos direitos. Sou muito grata aos seus ensinamentos e para nossa escola é uma honra receber o nome do Elson, disse Marli.
Para o secretário de Educação e Cultura, o professor Elson Lot Rigo foi uma das primeiras pessoas que conhecemos como profissional da Educação. Antes éramos um grupo, não tínhamos um caminho, um norte. Tenho orgulho de ter conhecido o Elson. Foi uma pessoa que passou pela minha vida executando tarefas coletivas e muitos sonhos profissionais hoje são realidade graças ao seu trabalho, destacou Mário Grespan.
Emocionada, Narcisa agradeceu a solenidade em homenagem ao seu esposo e contou histórias sobre o trabalho e a vida de Elson. Para nós familiares é muito gratificante receber esta homenagem que é fruto do reconhecimento de seu trabalho, dedicação e ética. Nos sentimos acarinhados, pontou Narcisa.
A presidente do Sinted, Maria Diogo, destacou a oportunidade de ter convivido com Elson Lot Rigo. Tenho comigo a luta que ele encampou em Três Lagoas. Muitos direitos foram conquistados quando ele estava à frente das lutas sindicais, salientou.
Já a prefeita Marcia Moura reforçou a importância dos alunos conhecerem a história do profissional que dá nome à Escola. É um momento de honraria, orgulho e reflexão, pois ninguém é homenageado se não fez história e o saudoso Elson nunca pensou nele, mas sim na categoria, na classe e na Educação como um todo. Que vocês sintam orgulho de conhecer sua história de pai, amigo, sindicalista e idealista, concluiu a prefeita.
Na ocasião também foram entregues homenagens à prefeita e à esposa de Elson. Os alunos também receberam uma breve biografia do homenageado e um lápis que leva gravado o nome de Elson Lot Rigo.
Prestigiaram a solenidade os filhos do homenageado Alexandre e Fernanda, demais familiares, servidores e diretores municipais, profissionais da Educação, alunos, pais de alunos e comunidade.
CONHEÇA A BIOGRAFIA DE ELSON LOT RIGO
Elson Lot Rigo, nasceu na cidade de Bilac (SP) no dia 24/12/1945. Filho de agricultores de Santa Rita do Passa Quatro (SP), Armando Rigo e Amélia Lot Rigo, era caçula de quatro irmãos: Laerte, Angela,Cecília e Rubens.
Teve uma infância saudável e na juventude fez parte da equipe de basquetebol, participando de torneios na região. Habilitou- se no Magistério Normal para as séries iniciais e posteriormente no Ensino Superior em Educação Física (ESEFA- Andradina/ SP) com pós- graduação.
Iniciou a carreira do Magistério como professor nas séries iniciais na cidade do interior paulista.
Chegou em 1968 em Três Lagoas (MS) para atuar junto à hidrelétrica local e em 1974 começou a lecionar Educação Física na Rede Estadual de Ensino / JOMAP/ E.E.P.S.G. profº João Magiano Pinto.
Foi árbitro de basquetebol em MS e SP de 1976 a 1981, ministrou aulas de natação nos Projeteos de Férias do Três Lagoas Clube.
O inconformismo com as injustiças e o espírito de liderança nato o levaram a participar da luta sindical na ATP (Associação Três- Lagoense de Professores).
Adepto de desafios e alto desenvolvimento, foi um dos precursores do sindicalismo sul- mato-grossense, na organização e luta do magistério, que tinha sua estrutura na FEPROSUL (Federação dos Professores de Mato Grosso do Sul), hoje FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) , onde ocupou vários cargos em prol da organização e mobilização da categoria.
Foi eleito presidente da ATP nos anos 1983 e 1985 e do SINTED ( Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas e Selvíria) em 1989.
Com maturidade, sabedoria e habilidade em diálogo, comandou diversas greves e mobilizações do magistério no Município, em busca de melhores salários, condições de trabalho e respeito à classe dos professores.
Lutou pela implantação do Estatuto do Magistério, participou da invasão da governadoria em 1990, participante ativo de seminários, congressos, conferências educacionais e sindicais, promovidos por entidades ligadas à CUT, CNTE e FETEMS.
Em 1996, se mudou pra Campo Grande (MS) e, exerceu a Vice Presidência da FETEMS. Em 1998 foi Diretor Geral Administrativo da Secretaria de Estado de Educação.
Juntou- se aos servidores que acreditavam na ideia de ter uma estrutura própria de atendimento à saúde, participando da criação da CASSEMS (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul).
De personalidade marcante, Elson Lot Rigo ajudou a construir uma politica contra as elites conservadoras do Estado, contribuindo para os avanços educacionais obtidos em Mato Grosso do Sul.
Foi casado com a também companheira de luta e professora de Educação Física, Narciza Aparecida Jeremias Rigo e tiveram três filhos: Alexandre (1978), Henrique (1979) e Fernanda(1983).
Faleceu em 03/10/2007.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO