
‘A Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, em parceria com a VCP Votorantim Celulose e Papel, realizou na segunda-feira (24) o encerramento do Projeto Tempo de Leitura.
O projeto, que foi desenvolvido pelo NEA – Núcleo de Educação Ambiental da VCP, contou com a participação dos alunos do 3º e 4º anos, Manoel Messias, coordenador do NEA, Evania Lopes e Daiana Carla Barbosa, relacionamento sócio-ambiental e cultural da VCP, além dos professores da Unidade Educacional.
Urbano Rodrigues Azambuja, diretor da Escola, destacou a importância da leitura e da escrita no cotidiano dos alunos. Um projeto como este sempre contribui com o aprendizado.
Azambuja enfocou a importância das parcerias para a Educação no Campo. Através das parcerias, conseguimos trazer novas atividades para nossos alunos.
De acordo com Evania Lopes, relacionamento sócio-ambiental e cultural da VCP, informou que o projeto teve início em São Paulo. ”O Projeto teve início nas escolas urbanas e trouxe um ganho complementar no hábito de incentivar a leitura.
Evania ressaltou que a realização do projeto nas escolas de educação no campo é uma inovação. A implantação do mesmo nas escolas do campo, é inédita, porém de grande valia, pois os alunos ficaram vislumbrados com o projeto”.
Para Gabriel Victor, aluno do 3º ano, o projeto foi uma contribuição para toda a vida. A leitura muda a vida do homem”.
Projeto
O Tempo de Leitura é um projeto voltado para a literatura infantil e oportuniza situações nas quais as crianças vão interagir em seu processo de construção do conhecimento e contribuirá para o seu desenvolvimento e aprendizagem.
O projeto também contribui com a escrita e o hábito da leitura, além de facilitar o acesso das crianças aos bens culturais e a participação plena no mundo letrado, além de estimular o desenvolvimento de atitudes que possibilitam a prática da cidadania.
Atividades
Durante o projeto foram desenvolvidas várias atividades que impulsionaram o gosto do aluno pela leitura.
Após o processo inicial do projeto com a leitura de textos como Um ladrão que rouba um livro, os alunos foram divididos em grupos para a criação de um final para a história e a dramatização da mesma.
Os trabalhos realizados pelos alunos foram apresentados em uma exposição e os alunos puderam assistir no telão a vários momentos do projeto.
‘
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO