A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho realizou na tarde desta sexta-feira (12) no CRASE Coração de Mãe uma capacitação com o tema Indisciplina. Participaram deste primeiro encontro cerca de 130 pessoas entre educadores sociais, coordenadores dos CRAS, e pedagogos dos programas e instituições sociais do município. A capacitação foi ministrada pelo Mestre em Educação, Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, professor da UFMS na área de Didática.
Segundo Valdeci, o foco principal da capacitação foi o de definir o que é indisciplina, sendo este desafio lançado aos participantes. Dentro deste primeiro encontro, foi lançado o desafio conceitual de definir o que é indisciplina. Propomos também outros desafios e possibilidades de enfrentar o problema, explicou. Dentre as possibilidades, o professor sugeriu: estimular a cultura de diálogos, compartilhar com as famílias uma cultura de limites e juntos construir as regras, o combinado. Combinar significa o que precisa ser feito para que a relação, entre pais e filhos, funcione, completou.
O Mestre em Educação também deixou como tarefa de casa deste encontro aos participantes o desafio de listar o que é indisciplina nos seus locais de trabalho, ou seja, dentro de instituições, projetos e programas sociais que atuam.
A capacitação também teve como finalidade completar o Projeto de Extensão que aborda a Pedagogia de Projetos, desenvolvido pelo professor Mestre Valdeci.
Melhoria na condição de trabalho
De acordo com a diretora do Departamento de Cidadania, Sônia Lúcia Santos Silva, esta é a primeira capacitação do ano, promovida pelo setor de Articulação da Secretaria. O objetivo do curso, segundo a diretora, é proporcionar aos educadores, coordenadores e pedagogos melhoria na condição de trabalho. A proposta da secretária da pasta, Maria Lúcia Firmino, é desenvolver a capacitação continuada a partir das necessidades, num período aproximado de cerca de dois meses entre os encontros. E como ela sempre explica: 2009 foi um ano de reestruturação, e 2010 será o ano das capacitações, explicou Sônia Lúcia.
Para o dia 10 de abril está marcado o encerramento dos projetos que foram construídos no ano de 2009 dentro do projeto de extensão universitária nos programas socioeducativos do município, uma parceria entre UFMS e Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO