A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), recebeu nesta quarta-feira (14), no gabinete, o vereador Guerra (PMDB), o representante do Sinpetro Sindicato dos Postos Revendedores de Combustível de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, Márcio Hirade e os donos de postos de combustível do município e Região.
Durante a reunião os proprietários de postos de combustível solicitaram a intervenção da prefeita para negociar a redução dos impostos em razão da diferença nos valores entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.
De acordo com o representante do Sinpetro, Márcio Hirade, os donos de postos de combustível estão enfrentando dificuldade na concorrência.
Muitas pessoas estão abastecendo seus carros nos postos do Estado de São Paulo, pela proximidade com Três Lagoas.
Hirade destacou as perdas e os problemas enfrentados pelos proprietários e para o município.
A evasão prejudica Três Lagoas e todo o estado que perde a receita do ICMS, gerada pelos combustíveis. O ICMS que era para ser retido em Três Lagoas está ficando para Castilho (SP) e Região.
O representante do Sinpetro alertou que as diferenças provocam dificuldades para os empresários do município.
Enquanto os postos de São Paulo estão investindo, reformando suas estruturas, os de Três Lagoas estão sucateados.
Outra informação apresentada pelos proprietários de postos de combustíveis é que muitos motoristas estão trazendo o combustível em galões para abastecer seus automóveis.
Simone Tebet recordou que a solicitação vem sendo discutida há muito tempo. Domínio este assunto por que participei das negociações quando eu era Deputada.
A prefeita explicou que não pode interferir nos impostos por que são de uma instancia superior.
Foi criado pelo governo anterior e o atual governador não poderá reduzir sob pena de não conseguir governar por falta de recursos. E acrescentou: Precisamos de uma solução que seja imediata, dentro da legalidade, para sanar o problema.
Simone esclareceu sobre a pauta dos combustíveis e as alíquotas. Acredito que este não seja o momento para levarmos esta discussão ao governador em razão da reforma tributária.
Diante das dificuldades apresentadas, a prefeita sugeriu que fosse solicitada ao governo uma fiscalização mais rígida quanto ao transporte de galões de combustíveis. Inibir com a fiscalização seria uma solução que traria resultado imediato para vocês.
Simone reforçou a questão da reforma tributária e da importância para o estado.
Com a reforma perderemos muitos e eu acredito que o governo não aceitará reduzir os impostos neste momento.
A prefeita também solicitou que os donos de postos realizem um balanço de janeiro a maio para apresentar ao governador e ao secretário de Estado de Finanças, dados mais técnicos.
A reunião foi encerrada com o compromisso da prefeita Simone em auxiliar na sensibilização do governo quanto as dificuldades enfrentadas pelos empresários.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO