
O I Encontro Municipal de Folias de Reis realizado no último domingo (12), no Distrito de Arapuá, foi um grande sucesso, conforme declarou Márcia Moura, titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, responsável pela organização do evento em conjunto com a Secretaria de Agronegócio e Pecuária. Realizado na Escola Afonso Xavier Trannin, o Encontro contou com a participação de nove companhias, cada uma identificada por uma cor e composta, em média, por 12 componentes. As camisetas, bem como parte dos instrumentos das equipes foram doados pela prefeitura.
Aberta por volta do meio dia, a festa contou com a presença de um grande número de populares e algumas autoridades, como o deputado estadual Akira Otsubo (PMDB), o vice-prefeito e secretário de Agronegócio, Luiz Akira – que representou a prefeita Simone Tebet, o secretário Valmir Arantes e o assessor de Licitação, Hélio Mangialardo, além da diretora do Departamento de Cidadania da Secretaria de Assistência Social, Sônia Lúcia dos Santos.
A primeira atração do Encontro foi a apresentação de um coral, sob a regência de Cidinha Mariano, enquanto era servido almoço aos presentes. Na seqüência, foi celebrada uma missa em homenagem aos reis.
Com o pátio da escola devidamente ornamentado com motivos alusivos às folias, com a montagem dos tradicionais três arcos, lembrando os três reis magos (Gaspar, Belchior e Baltasar), e uma lapinha representando o local de nascimento de Jesus Cristo, por volta das 14h30 iniciou-se as apresentações das equipes, sendo que a cada uma delas foi conferido um troféu pela participação.
Resgatando tradições
Feliz com o resultado do trabalho, Márcia Moura destacou importância do evento no resgate desta tradição. De acordo com a secretária, é intenção da prefeita Simone Tebet recuperar as tradições folclóricas, os costumes e o patrimônio cultural locais, procurando contar à comunidade os aspectos que construíram nossa história.
Além de destacar o empenho de sua equipe na realização da festa, Márcia Moura fez um agradecimento especial às comunidades dos distritos de Arapuá e Garcia e também do município Castilho (SP), que foram imprescindíveis para o sucesso do evento, reconheceu.
Uma administração não sé faz só de realização de obras, mas é preciso valorizar a cultura e o sentimento humano, e isso a prefeita Simone vem fazendo com muita competência, disse o deputado Akira Otsubo, parabenizando a administração municipal pela iniciativa de realização do Encontro.
Falando em nome da prefeita Simone Tebet, o vice-prefeito Luiz Akira elogiou a secretária Márcia Moura e sua equipe pela realização da festa, principalmente por preocupar-se com essa camada da população que na maioria das vezes e deixada de lado, disse. Luiz Akira parabenizou também as companhias de reis que, na sua opinião são riquíssimas em cultura e merecem ser prestigiadas sempre.
Assessoria de Comunicação