
O Ensino Fundamental que atualmente é organizado em série passará a ser contado em ano, sendo que o 1º e o 2º estarão destinados ao processo de alfabetização. Esta é uma das mudanças que serão implantadas na Rede Municipal de Ensino no próximo ano. Além de aumentar o período de alfabetização, o Ensino Fundamental passará a ter o 9º ano e as crianças ingressarão no 1º ano a partir dos seis anos de idade.
As mudanças, que acontecerão em âmbito nacional, foram pensadas para que seja trabalhada a formação humana e a valorização do ensino no país.
Mário Grespan Neto, Diretor de Departamento de Administração da secretaria Municipal de Educação e Cultura, esclareceu que as alterações visam valorizar experiências escolares.
Segundo Grespan, Três Lagoas não enfrentará problemas quanto às crianças começarem o 1º ano com seis anos de idade, pois já havia adotado a mudança em razão do alto número de liminares recebidas. A implantação não será problema para o município, pois já estávamos trabalhando com crianças a partir dos 6 anos, no 1º ano do Ensino Fundamental, explicou Neto.
Entre as mudanças, a Secretaria de Educação aguarda a criação do FUNDEB Fundo de Educação Básica. O recurso que deverá ser implantado gradualmente possibilitará investimentos na educação básica.
Para o Diretor, 2007 deverá ser um ano de trabalho em parceria com o Estado para atender o número de vagas e a procura pelas mesmas. O município está preparado para o aumento de salas em razão da implantação do 9º ano no Ensino Fundamental.
Toda a rede irá experimentar o aumento na procura de vagas, especialmente pelo aumento de indústrias na região, ressaltou.
Mudanças
Os anos iniciais, com 5 anos de duração, atenderá a faixa etária de 6 a 10 anos de idade. Com 4 anos de duração, compreendendo a faixa etária de 11 a 14 anos, os 4 anos finais. Salvo casos de alunos retidos por falta ou aproveitamento.
A criança que tiver 6 anos completos no início do ano letivo, deverá ser matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental, com duração de 9 anos. Já os alunos que completarem 6 anos após o primeiro mês letivo em curso, deverão ser matriculados no Pré-Escolar III, da Educação Infantil.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO