A Prefeitura de Três Lagoas junto a Fundação Cargill inaugura nesta sexta-feira (24), às 9h30, a sala de leitura da Escola Municipal de Educação no Campo Antonio Camargo Garcia, em Vera Cruz.
O projeto dará acesso à leitura para cerca de 250 alunos, com investimento de R$ 13 mil em livros, mobílias, e adequação do espaço.
Segundo a gerente da Fundação Cargill, Denise Cantarelli, a instalação da sala de leitura tem grande valor intelectual para os alunos. A humanização do espaço o torna mais acolhedor, atraindo cada vez mais os alunos para este espaço, que é muito importante para o processo de aprendizagem em idade escolar e para o seu desenvolvimento intelectual, explica Denise.
O valor investido é resultado da campanha Um dia para o futuro, coordenada pela Fundação Cargill em 2007, que arrecadou R$ 78 mil de contribuições voluntárias dos funcionários da Cargill em todo o país. Após reuniões com grupos de funcionários, foram estabelecidos critérios e escolhidas às cidades contempladas, entre elas Barreiras e Ilhéus-BA, Porto Velho-RO, Sorriso-MT, Três Lagoas-MS e Porto Ferreira-SP.
Para o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, o projeto levará conhecimento aos alunos. Eles terão acesso a livros de conhecimentos gerais, que garantirá o desenvolvimento intelectual, facilitando a leitura e promovendo futuros cidadãos com conhecimento, concluiu o secretário.
A Escola Municipal de Educação no Campo Antonio Camargo Garcia fica na Rodovia MS 377, Km 80, Zona Rural, a 210 km de Três Lagoas, em Vera Cruz.
A Fundação
A Fundação Cargill foi criada em 1973 com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e promoção da tecnologia e dos estudos científicos relacionados à agricultura no Brasil. Já publicou cerca de 230 livros, focando as ciências agrárias, distribuídas gratuitamente às instituições de ensino ligadas à agricultura, órgãos públicos, pesquisadores e professores.
A instituição coordena em alguns municípios brasileiros os projetos Fura-Bolo, que tem como objetivo incentivar a leitura, e o de grão em grão, cujo principal objetivo é transmitir conceitos sobre agricultura familiar e alimento seguro, além de ensinar conceitos de higienização de alimentos e pós-colheita de legumes e verduras. Esses projetos estão em atuação no município de Três Lagoas.
No Brasil, ambos beneficiam cerca de 46 mil alunos do Ensino Fundamental em 135 escolas municipais de 13 cidades, em oito estados brasileiros.
A Fundação Cargill também promove atividades para estimular o trabalho voluntário dos funcionários, auxiliando instituições sociais e do terceiro setor em cidades onde a empresa está presente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO